Grande São Paulo tem mais de 170 denúncias de falta d'água por dia

A cada dia, mais de 170 pessoas reclamam de falta d'água na Grande São Paulo, mostra relatório da Aliança Pela Água divulgado nesta quarta (18). As denúncias foram recolhidas por meio do aplicativo "Tá Faltando Água", que mapeia o desabastecimento na região. Lançada há 45 dias, a ferramenta já recebeu 8 mil registros de falta de água, apesar de o governador Geraldo Alckmin continuar minimizando o impacto da crise hídrica na vida da população.

Aplicativo #tafaltandoagua mostra crise hídrica

Entre 10 de setembro e 26 de outubro, foram feitas 7.981 reclamações na Grande São Paulo, totalizando 173,5 registros por dia. As notificações representam 75% do que foi coletado pelo aplicativo em todo o País.

São tantas reclamações que a imagem do Google (foto), em que é possível visualizar o local das denúncias, parece um grande borrão vermelho, no qual é impossível distinguir onde começam e terminam os pontos de desabastecimento. 

Os dados da Aliança Pela Água – rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais – serão encaminhados para o Ministério Público Estadual (MPE). 

Só na capital paulista, que concentra a maior parte de denúncias, foram feitas 130 reclamações por dia, totalizando 5.987 registros, 73,8% das queixas feitas na região metropolitana. A liderança é seguida por Guarulhos, Santo André, Osasco e Carapicuíba.

De acordo com a entidade, o bairro de São Paulo em que os moradores mais reclamaram da falta de abastecimento é o Limão, zona norte, com 326 ocorrências. A coordenadora da Aliança Pela Água, Marussia Whately, avalia que os dados confirmam que o problema do abastecimento não atinge apenas a capital, já que 32 das 39 cidades da região metropolitana tiveram ocorrências.

"Os dados confirmam o que já foi levantado em outras pesquisas. O problema não é só São Paulo, mas os municípios atendidos pela Sabesp e que também compram água dela têm mais problemas. Com o aplicativo também foi possível cruzar a falta d'água com o sistema de abastecimento. A região do Cantareira tem o maior número de notificações, assim como as suas áreas de flexibilização", disse.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou, em nota, que, com a redução da disponibilidade de água desde o início da crise hídrica, era previsível o aumento no número de reclamações.

Segundo relatório da Aliança Pela Água, criadora do aplicativo, o sistema tem como objetivo mostrar não só os números de pessoas sem água, mas também onde elas estão num mapa de São Paulo e com isso tentar "humanizar" o problema na cidade.

Usando os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, o "Tá Faltando Água" permite às pessoas registrarem a falta d'água em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito "Waze", é possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade.

Estão disponíveis duas versões do mesmo aplicativo: uma na internet, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares com sistema operacional Android, desenvolvido por voluntários da empresa Autbank. O aplicativo reúne relatos de falta de água em todo o país. As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte então entre as que mais tiveram relatos de falta de água, depois de São Paulo.

Para mais informações sobre o aplicativo, clique aqui.