Leci Brandão é homenageada na Câmara dos Deputados 

A deputada estadual do PCdoB de São Paulo, cantora e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão, foi homenageada, nesta quarta-feira (18), com a Medalha do Mérito Legislativo, em sessão solene na Câmara dos Deputados.

Leci Brandão é homenageada na Câmara dos Deputados - Agência Câmara

Para Leci Brandão, a indicação, feita pela deputada Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB na Câmara, “representa uma resposta de todas as coisas que conseguimos construir, com a parceira de tantas pessoas, porque eu sozinha não alcançaria”, disse, estendendo ao seu partido – o PCdoB – e aos companheiros de luta o mérito das conquistas políticas obtidas ao longo de sua carreira. Ela agradeceu a deputada Jandira Feghali e ao PCdoB a homenagem.

Leci Brandão também comemorou a coincidência das datas da homenagem com a realização da Marcha das Mulheres Negras, que acontece neste terça-feira, em Brasília. Segundo ela, os dois acontecimentos “reafirma os nossos compromissos e atitudes em relação a igualdade, a defesa da justiça social e de orgulho de ser mulher negra e ter chegado ao Poder Legislativo.”

Para a deputada Jandira Feghali, Leci Brandão dispensa apresentação. Leci começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos.

Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e candidatou-se ao cargo de Deputada Estadual pelo estado de São Paulo, tendo sido eleita com mais de 85 mil votos. Leci Brandão concentrou sua atuação no Legislativo paulista em projetos de inclusão de negros nas universidades, no respeito à Lei Maria da Penha, defesa dos professores e no combate à intolerância religiosa e à homofobia.

Atualmente, além da carreira musical e política, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Desde 2003 também vem exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, pela Rede Globo.

Homenagem anual

A Medalha do Mérito Legislativo é entregue todos os anos, desde 1983. E representa uma homenagem a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos sociais, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Os agraciados deste ano, que somaram mais de 30 pessoas e instituições, incluíram nomes como o do vice-presidente da República, Michel Temer; a Organização Internacional Humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a freira e ativista de Direitos Humanos, Dorothy Stang (In Memoriam), entre outros.