Câmara tem extensa pauta de votações; Congresso avalia vetos 

O plenário da Câmara inicia a semana com diversas matérias na pauta de votação. Os dois primeiros itens são as medidas provisórias (MPs) com prazo de tramitação vencido e que têm prioridade de votação. A sessão da Câmara, nesta terça-feira (17), vai depender da sessão do Congresso Nacional para apreciar vetos presidenciais, que está marcada para às 19 horas no plenário da Câmara. 

Câmara aprova cobrança de curso nas universidades públicas - Agência Câmara

A primeira MP que deve ser votada pelos deputados é a que permite ao contribuinte quitar débitos tributários, vencidos até 30 de junho de 2015, com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que estejam em discussão administrativa ou judicial.

A outra medida é a que autoriza a União a vender imóveis de sua propriedade, incluindo terrenos de marinha situados em área urbana de municípios com mais de 100 mil habitantes.

Outro item da pauta de votação é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o regime de pagamentos de débitos públicos decorrentes de condenações judiciais, os chamados precatórios, e que institui o regime especial de pagamento para os casos em atraso.

Em seu parecer, o relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), estabelece novo prazo para o pagamento das dívidas, aponta novas fontes de receita para saldar os débitos e determina o pagamento preferencial dos débitos a pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e aposentados com 60 anos de idade ou mais.

O plenário também deverá apreciar o projeto, já aprovado no Senado, que tipifica o crime de terrorismo. A proposta prevê pena de 12 a 30 anos em regime fechado. O texto do Senado foi aprovado com modificações do aprovado na Câmara, que previa que a legislação antiterrorismo não representaria risco de criminalização dos movimentos sociais. Com a mudança, o texto deve ser novamente apreciado pelos deputados.