Bancários paralisam agência em repúdio a demissões

Apesar do lucro líquido de R$ 18,059 bilhões nos primeiros nove meses de 2015, resultado 20,7% superior ao registrado no mesmo período de 2014, o Itaú , segue com a política perversa de demissões. Para repudiar essa postura cruel e denunciar a ganância dos donos do banco Itaú, o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) paralisou durante uma hora a agência Major Facundo, em Fortaleza.

Somente na última semana foram executadas pelo Itaú mais de mil demissões no País. Em Fortaleza foram dispensados seis funcionários, que se juntaram aos cerca de 40 já dispensados anteriormente no Estado. O perfil dos demitidos é de trabalhadores com muitos anos de banco. Bancários denunciam que colegas de cargos superiores estão causando terror dentro do banco, fazendo pressão, destratando os colegas, gerando um clima de desânimo e tristeza.

Dirigentes sindicais denunciam

“Nesse ato repudiamos o que o dono ganancioso do Itaú vem praticando, não só no Ceará, mas em nível de Brasil. São poucos funcionários trabalhando, para atender o número cada vez mais maior de clientes. O Itaú em vez de contratar, vem reduzindo drasticamente a cada dia seu quadro de funcionários. Vamos continuar denunciando essa prática cruel de demissão de pais e mães de família, em plena véspera de Natal”, Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato e representante da Fetrafi/NE na COE Itaú.

Alex Citó, diretor do SEEB/CE e funcionário do Itaú, enfatizou: “Estamos denunciando o massacre psicológico que está acontecendo no Itaú. O banco que vai pra mídia com o slogan “Banco Feito Pra você”, para os funcionários o slogan é Banco feito pra pressionar, Banco feito pra demitir, para desestruturar psicologicamente seus funcionários, feito pra explorar seus clientes e usuários, feito pra desrespeitar seus funcionários. Não vamos baixar a cabeça, pois temos dignidade e vamos continuar lutando pelo direito dos nossos colegas, massacrados por esse banco”.

“Hoje o Itaú pra demitir faz o seguinte discurso: falta de performance. Embora o bancários tenha dado muito lucro para o banco, hoje o banco simplesmente nega esse valor e diz que ele não é mais importante. O Itaú prega o terror, o fantasma do terrorismo está dentro das agencias do Itaú. Hoje, o Itaú promove a responsabilidade social na mídia, mas não para os seus trabalhadores”, denuncia Marcos Francelino, dirigente sindical e funcionário do Itaú.

“Queremos protestar contra a direção do Itaú, um dos maiores bancos privados do País e do mundo, por conta da ganância, da sua loucura por lucro que, em particular no Itaú, tem uma sede que não passa. E, apesar disso, está demitindo seus funcionários. O Sindicato na proteção do emprego dos trabalhadores, não fica parado, porque somos forte, de luta, para fazer valer os direitos dos bancários. Nossa paralisação de uma hora é de advertência, mas se a politica de demissões do Itaú continuar, vamos tomar medidas mais drásticas. Os gananciosos banqueiros não respeitam nada, nem ninguém. Para eles o que importa é o cifrão”, denunciou Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e funcionário do BNB .

Os bancários do Ceará cobram uma posição do Itaú para solucionar o problema das demissões. E se juntam aos demais bancários do País, que promoveram paralisações em repúdio às demissões seguindo orientação da Contraf-CUT, para arrancar um posicionamento do banco.

Fonte: SEEB/CE