Benedito Bizerril: Tarcísio Leitão recebe Comenda Bergson Gurjão

O advogado Tarcísio Leitão de Carvalho foi agraciado, neste sábado com a Comenda Bergson Gurjão, honraria conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”. A solenidade de entrega aconteceu no durante a abertura da 22a Conferência Estadual do PCdoB e foi entregue por Benedito Bizerril, membro do PCdoB-CE. Leia a seguir a íntegra da homenagem:

22a Conferência Estadual do PCdoB-CE homenageia Tarcísio Leitão

22ª Conferência Estadual do PCdoB-Ceará – 28 e 29 de Novembro de 2015

Comenda Bergson Gurjão – Homenagem a Tarcísio Leitão

Camaradas, amigos e amigas!

Honra-me, sobremaneira, a responsabilidade que a mim foi atribuída para, nesta 22ª Conferência Estadual do PCdoB, saudar o ilustre advogado dos trabalhadores, o combativo e sempre atuante lutador das causas libertárias de nosso povo, Tarcísio Leitão de Carvalho.

O homenageado, por sua brilhante trajetória profissional, é, reconhecidamente, expressão de maior grandeza da advocacia trabalhista no Ceará.

Quando ainda estudante de direito, iniciou-se nas lides trabalhistas, na condição de solicitador, inscrito na OAB.

A atuação profissional marcante, duradoura e de intenso brilho e firmeza na defesa dos trabalhadores, foi determinante para que, no imaginário popular, se associasse, definitivamente, o nome de Tarcísio Leitão à própria Justiça do Trabalho.

Certamente, a sua opção pela advocacia trabalhista, na defesa exclusiva de trabalhadores, fluiu a partir de suas concepções filosóficas, doutrinárias e políticas identificadas com a luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tarcísio desde muito jovem é militante comunista.

Tarcísio, em sua história de vida, jamais se ausentou dos grandes embates do povo brasileiro. Com apenas 11 anos de idade, em 1947, já participa da patriótica campanha do “Petróleo é Nosso”.

Na sequência, participou da campanha contra o envio de tropas brasileiras para lutar na Coréia ao lado do imperialismo estadunidense, da campanha em favor da legalidade e pelas posses de Juscelino Kubitschek e João Goulart na presidência da república, e atuou ativamente nos movimentos de resistência à ditadura militar, pela anistia dos presos e perseguidos políticos no Brasil, pela constituinte, pelas eleições diretas, entre tantos outros.

Tarcísio exerceu, no período de 1950 a 1959, o jornalismo político no respeitado e combativo jornal cearense O Democrata, órgão do Partido Comunista.

Elege-se vereador de Fortaleza, em 1962, numa demonstração inequívoca do reconhecimento, pelos fortalezenses, de sua destacada atuação em favor das causas populares e democráticas.

Na Câmara Municipal, Tarcísio se notabiliza por transformar o seu mandato parlamentar num poderoso instrumento na defesa da melhoria das condições de vida do povo e de seus mais sentidos anseios por um país mais justo, soberano e igualitário.

No exercício do mandato parlamentar, em 31 de março de 1964, resistiu, corajosamente, ao cerco da Câmara Municipal de Fortaleza, promovido por tropas militares que pretendiam lhe prender.

Com o advento do golpe militar, em abril de 1964, teve o seu mandato de vereador cassado, sendo preso e conduzido para a ilha de Fernando de Noronha, então Território Federal, ali permanecendo por longos meses.

Libertado, Tarcísio retoma suas atividades advocatícias de forma intensa e integral, ainda que enfrentando quotidianamente a odiosa perseguição dos agentes da ditadura, inclusive com a invasão de seu escritório profissional.

Inúmeras e variadas foram as perseguições políticas sofridas durante todo o período da ditadura militar, a exemplo de incontáveis prisões em quartéis militares e em dependências policiais, brutais torturas comprovadas por perícia médica, e exoneração de seu emprego no Instituto de Aposentadoria dos Industriários (IAPI).

Mesmo diante de tanta ignomínia Tarcísio não cedeu, não fraquejou. Persistiu, corajosamente, na tenaz resistência ao tenebroso regime militar, lutando em todas as frentes, legais ou clandestinas, unido a tantos outros homens e mulheres, comunistas, patriotas e democratas, pelo fim da ditadura e em favor das liberdades democráticas e de um país socialmente mais justo e próspero.

Com a derrota do regime ditatorial, se apresentaram novos e grandiosos desafios pertinentes ao processo de redemocratização e de construção de um país soberano, social e economicamente desenvolvido.

Nesse contexto, embates diversos têm se desenvolvido, ao longo dos anos, entre as forças progressistas e patrióticas e aquelas alinhadas com o conservadorismo e interesses antinacionais.

Tarcísio, coerente com toda a sua história de vida, jamais tergiversou, sempre se postando de forma inequívoca na defesa dos ideais progressistas e patrióticos, contra a nefasta política de governos neoliberais e no reconhecimento e defesa de conquistas econômicas e sociais alcançadas nos governos Lula e Dilma. Mas, sempre com o olhar voltado para a construção de uma sociedade de novo tipo, socialmente justa e igualitária.

Na situação presente em que o país sofre os efeitos mais acentuados da crise sistêmica do capitalismo e diante das permanentes e renovadas ameaças golpistas da oposição conservadora, Tarcísio, com o conhecimento e a larga experiência acumulados no fervor da luta, antevendo o risco iminente de retrocesso com a extinção de direitos conquistados pelo povo e o enfraquecimento do papel atual do Brasil no contexto internacional, especialmente na América Latina, se posiciona, para enfrentar essa onda reacionária, pela unidade popular na defesa da normalidade democrática e do mandato constitucional da Presidente Dilma.

Há que se realçar, também, no homenageado a sua indignação permanente diante dos atos de ingerência, agressão e terror praticados pelos países imperialistas, notadamente os Estados Unidos, contra povos e nações em vários continentes. Por isso mesmo Tarcísio é incansável combatente pela Paz e a solidariedade entre os povos e nações.

Em razão de toda essa história de vida dedicada à luta pelos direitos do povo trabalhador, por um Brasil desenvolvido, próspero e soberano e por sua contribuição em prol de um mundo mais justo, mais fraterno e solidário, que assegure paz, harmonia e mais felicidade para todos os povos e nações, é que a 22ª Conferência Estadual do PCdoB resolveu homenagear Tarcísio Leitão de Carvalho, concedendo-lhe a Comenda Bergson Gurjão Farias, guerrilheiro no Araguaia e herói do povo brasileiro, instituída com o objetivo de realçar a luta de pessoas e entidades de nosso Ceará e de nosso país em prol da dignidade humana, da democracia e da liberdade.

Tarcísio, receba esta merecida homenagem expressa na Comenda Bergson Gurjão Farias, como símbolo do reconhecimento, admiração e carinho dos comunistas cearenses organizados no PCdoB, por seu exemplar protagonismo no combate a todas as formas de opressão e pela construção de um novo mundo.

Benedito Bizerril
Membro do Comitê Estadual do PCdoB-CE