Evento vai mostrar políticas públicas para as mulheres  

Nesta segunda-feira (30), o Comitê de Gênero do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a 1ª Conferência Livre de Políticas para Mulheres. O evento é aberto a toda pessoa interessada e vai debater mecanismos de fortalecimento das políticas públicas do ministério destinadas às mulheres.  

O evento vai mostrar os principais resultados das políticas de desenvolvimento social e combate à fome, com recorte de gênero. O Programa Bolsa Família, que tem impacto na redução da pobreza, da fome e da desigualdade, ao mesmo tempo apresenta outros resultados e contribuições, além daqueles já conhecidos. ao reconhecer e reforçar a importância do papel das mulheres na família.

Ela é a responsável legal e preferencial para o recebimento dos benefícios, situação que está presente em 97% das famílias atendidas. São 10,4 milhões de famílias que recebem benefícios por meio da mulher, de cerca de 11 milhões de beneficiários do programa.

Ao optar pela mulher como responsável por receber o benefício, o Bolsa Família se transformou num importante instrumento de autonomia e “empoderamento” das mulheres. Esse gesto simples representa independência, autonomia e cidadania para muitas delas.

Conferência Nacional

A Conferência Livre é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que será realizada de 15 a 18 de março de 2016, em Brasília.

O evento, organizado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, abordará o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”.