Sessão solene homenageia luta da Contee pela educação pública 

Durante seus 25 anos de atuação no setor, a Contee se mantém firme na defesa da educação como direito e bem público de responsabilidade do Estado, destacou o deputado federal, Wadson Ribeiro (PCdoB-Minas), na sessão solene que a Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira (27), em comemoração aos 25 anos de fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).  

Sessão solene homenageia luta da Contee pela educação pública - Agência Câmara

Para o deputado, que solicitou a homenagem e presidiu a sessão, a confederação defende o fortalecimento da educação pública, democrática, laica e de qualidade referenciada socialmente, assim como a luta incessante pela regulamentação do setor privado de ensino no mínimo nos moldes exigidos ao setor público.

“O combate à mercantilização e à desnacionalização da educação e a luta pelo desenvolvimento do país, com distribuição de renda, justiça social e soberania nacional também estão prioridades da confederação”, destacou Wadson Ribeiro.

Como entidade sindical de terceiro grau que congrega quase uma centena de sindicatos e federações de professores, técnicos e administrativos do setor privado de ensino, da educação infantil à superior, a Contee representa atualmente cerca de mais de um milhão de trabalhadores brasileiros.

Internacionalmente, a confederação atua tanto nas relações sindicais quanto educacionais e trabalhistas e para tanto é filiada a Confederação dos Educadores Americanos (CEA), a Sindical de Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), a Internacional da Educação (IE) e a Federação Internacional de Sindicatos de Educadores (FISE).