Rússia acusa Erdogan de lucrar com o contrabando de petróleo

O Ministério de Defesa da Rússia acusou na quarta-feira (2) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a sua família, de retirar benefícios do transporte ilegal de petróleo realizado pelo Estado Islâmico na Síria.

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

"O principal consumidor de petróleo roubado por donos legítimos na Síria é o Iraque e a Turquia. O presidente Erdogan e sua família estão envolvidos neste negócio criminoso,” afirmou o vice-ministro de Defesa da Rússia, Anatoly Antonov, numa conferência de imprensa.

Os laços entre Moscou e Ancara pioraram drasticamente depois da Turquia derrubar um caça russo na semana passada, devido a uma alegada violação do espaço aéreo Turco. Moscou insistiu que o jato permaneceu em território sírio durante todo o voo.

O presidente russo, Vladimir Putin, apelidou o abate do caça de “facada nas costas” e acusou a Turquia de chefiar a exportação ilegal de petróleo na área ocupada pelos terroristas.

Na segunda-feira, Erdogan disse que estaria pronto a demitir-se se a Rússia conseguir provar as alegações.

"Se algo como isso for provado, a nobreza da nossa nação exigiria que eu não permanecesse no cargo", Erdogan foi citado pela agência estatal Anadolu, quando comentou o assunto à margem da Conferência sobre Alterações Climáticas da ONU, realizada em Paris.

Antonov comentou que a renúncia de Erdogan não é o objetivo da Rússia. "Isso é decidido pelo povo turco", disse ele, acrescentando que o objetivo de Moscou é o bloqueio das fontes de financiamento do terrorismo.

Fonte: Diário do Povo Online