Lula sobre impeachment: pessoas sérias do país não podem aceitar isso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), em coletiva no Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, falou pela primeira vez sobre a abertura do processo de impeachment que o presidente da Câmara Eduardo Cunha aceitou contra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo Lula,“as pessoas sérias do país não podem aceitar isso”.

O ex-presidente Lula elogiou a iniciativa do encontro com o governador do Rio e também a manifestação dos governadores do Nordeste.

Lula criticou a ação do presidente da Câmara dos Deputados. Segundo o ex-presidente, Cunha está colocando seus problemas pessoais acima dos interesses do país. “O presidente da Câmara, me parece, tomou a decisão de não se preocupar com o Brasil”, disse.

“A presidenta [Dilma] fazendo um esforço incomensurável para aprovar o ajuste, recuperar a economia, mas o presidente da Câmara me parece que tomou a decisão de não se preocupar com o Brasil.” A prioridade agora, disse o ex-presidente, é de impedir o prosseguimento do impeachment: “A tarefa maior, neste instante, é não permitir que essa loucura que o Eduardo fez tenha seguimento”. 

Lula deu as declarações após se reunir com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O ex-presidente Lula elogiou a iniciativa do encontro com o governador  e também a manifestação dos governadores do Nordeste.

O ex-presidente disse esperar que Pezão ajude a evitar o impeachment, liderando uma aliança com outros governadores. Mais cedo, Pezão afirmou que “o país não precisa de impeachment” e que “a racionalidade não operou na Câmara Federal” quando Cunha decidiu aceitar o pedido.

Terceiro turno

Para Lula, aqueles que se opõem à Dilma querem um terceiro turno das eleições. “Me parece que aqueles que quiseram fazer um terceiro turno da eleição, cassando a presidenta Dilma na Justiça Eleitoral, agora acharam a possibilidade do terceiro turno com a tese do impeachment. Não tem nenhuma sustentação legal, a não ser uma demonstração de raiva, de ódio, alguma coisa que é inexplicável”.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, começou a convidar os governadores dos partidos que integram a coalizão de apoio ao governo a se reunirem na segunda-feira em Brasília para discutirem a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma.

Segundo assessores do governador, todos com quem ele falou até o momento, aceitaram o convite.

Na reunião de Brasília não está descartada uma visita coletiva dos governadores a Dilma, no Planalto, para manifestar solidariedade e empenhar apoio.

Ouça a íntegra da entrevista coletiva: