Contee homenageia com caderno-agenda cem anos do samba “pelo telefone”

Madalena Guasco Peixoto, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), justifica a escolha no texto introdutário da agenda.

Caderno-Agenda da Contee 2016 - Contee

Ela diz que "tanto a Contee quanto esta que é a música mais genuinamente brasileira são comprometidas, por vocação e princípio, com os trabalhadores".

O lançamento da agenda acontece no mês em que se comemora o dia nacional do Samba.

O samba “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, tornou-se “uma espécie de certidão de nascimento do samba brasileiro”, diz o texto da assessoria de comunicação da Contee. “Ainda que haja provas de que outros sambas já haviam sido gravados antes de 1916, o sucesso e até mesmo a polêmica em torno de quem seriam os verdadeiros autores da canção atribuída a Donga, transformou "Pelo Telefone" em marco histórico”, continuou o texto.

Donga tinha 26 anos e era frequentar assíduo das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata, na região central do Rio de Janeiro. Foi neste contexto de música e onde se preservavam também expressões de religião matriz africana é que foi composto “Pelo Telefone”, abrindo caminho para a popularização do gênero.

A secretária de Comunicação da Contee, Cristina Castro, pediu que o visual da agenda fosse "vintage" para lembrar a tradição do samba, mas todas as gerações deste gênero musical, desde os pioneiros cariocas até a novíssima safra de sambistas foram incorporados na pesquisa de imagens que ilustra o material.

Com edição de arte do jornalista e designer Cláudio Gonzalez, o caderno-agenda alusivo ao samba traz na abertura de cada um dos doze meses do ano letras de sambas famosos de vários períodos, compostos e/ou interpretados por sambistas homens e mulheres.

Entre os sambistas escolhidos estão Martinho da Vila, Leci Brandão, Zé Keti, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Clementina de Jesus entre outros. As letras são ilustradas com capas de discos que formam o rico acervo sonoro do samba brasileiro.

Também estão representados nas imagens desde clássicos como o próprio Donga até a rapaziada que está na estrada há pouco tempo, como T Kaçula e Marina Iris, passando por nomes consagrados como Paulinho da Viola, Cartola, Adoniran Barbosa, Monarco, Thobias da Vai-Vai, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e dezenas de outros.

Todos os anos, no mês de dezembro, a Contee edita esse tipo de material elegendo um tema. Em 2015, o tema foi o Ano Internacional da Luz. O caderno-agenda será distribuído para diretores da Contee, profissionais de ensino e dirigentes sindicais das entidades filiadas à Confederação.

O material traz ainda conteúdos específicos da Contee, como o estatuto da entidade, a composição de sua diretoria e a lista de sindicatos filiados.

Clique aqui para conferir a versão online do caderno-agenda