Salvador terá ato contra o golpe e em defesa da democracia no dia 16

A Frente Brasil Popular na Bahia (FBP-BA) volta às ruas, em Salvador, na próxima quarta-feira (16/12), para protestar contra as tentativas de golpe em curso no Brasil e fazer a defesa da democracia. Com concentração na Praça 2 de Julho (Campo Grande), a partir das 15h, o ato seguirá pela Avenida Sete de Setembro, no Centro da capital baiana, para manifestar o posicionamento.

Composta por mais de 20 organizações progressistas com atuação na Bahia, entre entidades dos movimentos sindical, social, artístico, religioso e intelectual, a Frente baiana se junta às mobilizações nacionais em defesa, principalmente, da manutenção do mandato da presidenta Dilma Rousseff. Recentemente, a Câmara dos Deputados formou uma comissão para analisar as possibilidades de um impeachment.

A Comissão foi suspensa, por meio de liminar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de uma ação do PCdoB, que questiona a constitucionalidade da formação do colegiado e as manobras regimentais feitas pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O plenário do STF vai analisar a questão justamente no dia 16, dia em que acontece o ato em Salvador e em outras capitais brasileiras.

Pelas articulações em favor do golpe e pelas graves denúncias de corrupção e de quebra de decoro, Cunha também será alvo das manifestações. A FBP-BA pede o afastamento do deputado da presidência da Câmara Federal.