"Veterano" no samba, Maurinho de Jesus lança primeiro CD

O paulistano Mauro Gonçalves de Jesus, conhecido no mundo do samba como Maurinho de Jesus, apresenta nesta sexta (11), a partir das 19h, na casa de shows Estação São Jorge, em São Paulo, o repertório do primeiro CD que se chama Amor Primaz. Também estão incluídos na apresentação sambas clássicos de João Nogueira e Martinho da Vila.

Por Railídia Carvalho

Maurinho de Jesus, sambista - Railídia Carvalho

O CD Amor Primaz traz um registro das composições de Maurinho e parceiros e tem a direção musical do violonista Lipe Canindé. No show de sexta, o compositor recebe a participação especial da cantora Tereza Gama, que também gravou uma faixa no CD.

O samba e a militância política são as escolas de Maurinho, que é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) há alguns anos. O irmão dele, Maurício de Jesus, que faleceu precocemente em 2010, foi vice-presidente da união das escolas de samba paulistanas (Uesp) e um militante estratégico para o fortalecimento do PCdoB na capital paulista.

O pai Carlinhos de Jesus é vencedor de sambas-enredo na Escola de Samba Unidos de Vila Maria e Camisa 12. Maurinho também é vencedor de mais de 10 sambas-enredos em São Paulo. Por três vezes venceu no grupo Especial ganhando sambas na Vila Maria (2002 e 2004) e na Unidos do Peruche (2007), este samba em parceria com o irmão Mauricio.

Maurinho de Jesus na Virada Cultural 2013

“As vezes as pessoas acham que sou mais velho porque eu estive no samba desde muito cedo. Ia na escola de samba com meu pai que é compositor da Vila Maria e foi compositor da Vai Vai nos anos 70. Com 7 anos eu tocava cavaquinho. Aos 12 estava nas rodas”, lembrou Maurinho.

A vivência das rodas de samba, do ambiente da escola de samba, do universo da composição influenciaram profundamente na expressão pessoal de Maurinho. Independente, o CD Amor Primaz fala das expressões musicais brasileiras, especialmente a arte negra.

“Traz samba, calango, partido alto, afoxé. O meu compromisso é com a cultura. Hoje tem muito trabalho de entretenimento por aí”, opinou Maurinho.

No show desta sexta, ele será acompanhado pelos músicos Lipe Canindé (violão de 7 cordas), Marcelo Martins (cavaco e bandolim), Douglas Costa (percussão), Noca (percussão), Déri (pandeiro) e Anderson Ribeiro (surdo).

Serviço
Lançamento do Cd Amor Primaz de Maurinho de Jesus
Dia: 11 de dezembro
Hora: 19h as 01h
Local: Estação São Jorge (Avenida Guilherme Cothing , 798 – Vila Maria – São Paulo /SP
Entrada: 15 reais
Telefone para informações: (11) 2636 1744/ (11) 94753 2410