Artistas, políticos e comunicadores defendem a democracia

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), participou nesta sexta-feira (11), do debate Cultura e Democracia e ressaltou o papel revolucionário dos artistas em apontar outros caminhos para aprofundar a democracia brasileira. "Precisamos superar as divergências. Agora, nós precisamos defender a democracia”, acentua Jandira.

O encontro Emergências que é um projeto do Ministério da Cultura (MinC) acontece desde a última segunda-feira (7) no Rio de Janeiro, reúne pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos até o próximo domingo (13).

Na abertura do encontro, realizada no dia 7 de dezembro, jovens de movimentos sociais ligados à cultura deram o tom da mobilização social que deve reforçar a luta pela legalidade democrática. Em uníssono bradaram: “Dilma fica, Cunha sai!”.

De acordo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, os novos tempos requerem criatividade e luta para impedir retrocessos em conquistas sociais. “Vivemos tempos de ameaças de perdas de direitos, de retrocessos das conquistas sociais e políticas conquistadas à duras penas nas últimas décadas e de tentativas de legalizar uma relação irresponsável com o meio ambiente", ressalta.

No Brasil, a crise institucional puxada pela direita, torna urgente a união das diferentes forças políticas no enfrentamento de inúmeras tentativas de golpe. De acordo com Jandira Feghali, é hora de ir pra rua. “Vamos sair em defesa da liberdade no dia 16.”

A manifestação está sendo chamada por movimentos sociais, militantes e apoiadores do governo da presidenta Dilma Rousseff e acontecerá em diversos estados. A data foi divulgada nesta semana, após reunião e debates democráticos entre as entidades que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo.

Para saber mais sobre o Emergências e as mobilizações em defesa da democracia, acesse:
emergencias.cultura.gov.br evento no Facebook