Dilma: Democracia é participação e respeito à vontade da maioria

Em discurso durante a entrega do Prêmio dos Direitos Humanos 2015, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou o seu compromisso com a democracia ao dizer que seu "governo lutará contra o impeachment". Ela também enfatizou que "os direitos humanos sucumbem sem democracia".

Dilma Direitos humanos cerimonia no Palacio - Agência Brasil

"“Falo da democracia como um sistema que supõe a participação de todos e o respeito à vontade da maioria”, afirmou Dilma ressaltando a votande expressa nas urnas em 2014. "Sem democracia, não tem direitos humanos crescendo e se incorporando. E sem direitos você também não tem democracia", disse a presidente que ao chegar no evento foi recebido por gritos de "Não vai ter golpe!".

"Não há democracia sem respeito aos direitos humanos… Sigamos investindo na promoção e ampliação dos direitos de nossas cidadãs e cidadãos e no fortalecimento da nossa democracia", completou.

A presidenta declarou ainda que nos 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a luta e o compromisso com os direitos humanos não cessaram de se expandir. Mas que há um cenário no Brasil e no mundo em que estão sendo colocados em cheque a preservação de valores democráticos e o respeito aos direitos dos indivíduos.

“Vivemos um momento histórico em que muitos dos avanços conquistados parecem ainda estar em questão. Recordar a importância dessa carta de direitos é fundamental para renovar o compromisso de todas as lideranças mundiais, dos movimentos sociais internacionais, de cada indivíduo com a solidariedade com os mais vulneráveis, com o respeito à diversidade, com a preservação dos valores democráticos, com a preservação da paz”.

O evento contou com a particpação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes.

Ao final da cerimônia, dilma concedeu entrevista coletiva em que voltou a comentar o encontro que manteve com o vice-presidente, Michel Temer, na quarta-feira (9) que avaliou "pessoal e institucionalmente, do meu ponto de vista, muito rica". Dilma destacou que "o governo não tem interesse em interferir no PMDB, nem no PT, nem no PR…. Mas o governo vai lutar contra o impeachment".

Sobre a atuação do PSDB em defesa do impeachment, que nesta quinta-feira realizou reunião de cúpula para afinar o discurso golpista, Dilma declarou: "Não é nenhuma novidade, né. Não é possível que os jornalistas aqui presentes tenham se surpreendido. A base do pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o PSDB. Ou alguém aqui desconhece esse fato? Porque se não fica um pouco hipócrita da nossa parte. Nós fingimos que não sabemos disso".