Conferência de Juventude terá presenças de Mujica, Emicida e Dilma

Entre os dias 16 e 19 de dezembro acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), a etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude, com o tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”. Dois mil delegados e delegadas de todos os estados, jovens eleitos nas etapas presenciais e digital – por meio de um aplicativo –, representarão as reivindicações e lutas da juventude brasileira. Os debates servirão de subsídio para a formulação do Plano Nacional de Juventude.

Conferência Nacional de Juventude terá presenças de Mujica, Emicida e Dilma

Na próxima quarta-feira, a cerimônia da abertura contará com a presença da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, ao lado do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza. Após a abertura acontecerá um grande encontro dos jovens com o ex-presidente e atual senador uruguaio, José Pepe Mujica, e a presidenta Dilma Rousseff.

“A presença de Mujica e da presidenta Dilma reforça a celebração de valores de participação política, respeito às diversidades e desconstrução de preconceitos, principais objetivos da Conferência”, afirma o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina. “Desde o início do processo, quando apostamos na eleição de delegados por um aplicativo, a Conferência mostrou-se inovadora e potente. É por isso que, além dos atos e debates políticos, teremos uma grande mostra cultural que trará 250 jovens do país”, completa o secretário.

Ao longo da programação haverá uma mostra artística, cultural e científica selecionada por meio da chamada pública “Manifesta”, que traz uma grande diversidade de shows, oficinas, pesquisas, materiais audiovisuais e danças produzidas por jovens de todo o Brasil. A primeira noite da Conferência, misturando-se com as atividades propostas pelos jovens, contará com show do rapper Emicida e de convidadas como as rappers Karol Conká e Drik Barbosa, além do MC Rico Dalasam.

Durante a Conferência, os delegados irão debater e votar propostas de políticas públicas prioritárias a serem implementadas pelos governos, em grupos de trabalho divididos entre os 11 eixos do Estatuto da Juventude: Participação, Educação Segurança, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde, Cultura, Esporte, Diversidade, Território e Comunicação. Outros temas serão discutidos em Arenas Livres, espaços de livre participação entre os participantes da Conferência e convidados.

Os dois novos módulos do Disque 100, que receberá também denúncias de racismo, serão lançados nesta quarta (16), na abertura da Conferência Nacional de Juventude. O serviço, que já recebe denúncias de violações de direitos humanos contra diversos públicos, passa a contar com um novo módulo que receberá denúncias de violações contra a juventude negra, mulher ou população negra em geral; e outro módulo para denúncias de violações contra comunidades quilombolas, de terreiros, ciganas e religiões de matriz africana.

Para o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Ronaldo Barros, trata-se de mais um importante instrumento de enfrentamento ao racismo que o governo brasileiro oferece à população negra. “A população negra brasileira passa a contar com este importante instrumento para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Não podemos nos calar diante da violência, seja ela qual for, e o que o governo faz agora é oferecer mais caminhos para que a população negra não se cale e denuncie a violência que tem como motivação o racismo”, declara.

A 3ª Conferência também receberá delegações internacionais representando governo e sociedade civil. Ocorrerão dois encontros: o primeiro consiste num seminário que reunirá gestores de políticas públicas de juventude do mundo todo e a Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo será uma reunião de convidados internacionais dos países da comunidade dos Países de língua portuguesa (CPLP) e representantes da sociedade civil.

A Conferência também contou com momentos específicos para o debate das juventudes de comunidades e povos tradicionais. Indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiros e matrizes africanas estarão representados na etapa nacional. Antes disso, nesta segunda e terça-feira (14 e 15), se reunirão em Brasília, no Carlton Hotel, para formulação e elaboração de propostas de políticas públicas específicas para esse público.

Todo o evento será divulgado por jovens midiativistas e coletivos de comunicação por meio de uma cobertura colaborativa. Haverá uma sala especial para o desenvolvimento das atividades ao longo de toda a #3ConfJuv. Parte das atividades serão transmitidas ao vivo pelo juventude.gov.br e a programação poderá ser acompanhada pelo site e redes sociais da SNJ e dos coletivos da cobertura colaborativa a partir da hashtag #3ConfJuv.

Clique aqui e confira a programação completa