Quase um milhão de imigrantes chegam a Europa em 2015

A Europa está a ponto de fechar o ano com a chegada de mais de um milhão de imigrantes, principalmente através da Grécia e da Itália, segundo relatórios oficiais divulgados nesta sexta-feira (18) em Genebra.

Refugiados chegam à Europa em barcos precários

A Organização Internacional para a Migração (OIM) indicou que 990.761 estrangeiros chegaram por mar ou terra ao velho continente este ano, enquanto que 3.695 não conseguiram chegar.

Do total, pelo menos 445 mil vinham da Síria, cujo governo enfrenta grupos terroristas, em sua maioria financiados e organizados no exterior, incluindo o terrorista Estado Islâmico.

O fluxo maior de migrantes se deu na Grécia, depois que 806.919 pessoas, principalmente sírios, iraquianos e afegãos, concentrados em acampamentos de refugiados na Turquia, se aventuraram a cruzar o Mar Egeu para chegar à costa grega.

Outros 150.317 atravessaram pelo Mediterrâneo em direção à Itália, quase todos procedentes do norte da África e do Oriente Médio, fugindo da pobreza ou de conflitos como o da Líbia.

A OIM afirma que a cifra de imigrantes que chegam à Europa poderia alcançar um milhão nas próximas horas, apesar do frio extremo e outras inclemências do tempo. Só na última terça-feira, 4.300 cruzaram da Turquia à Grécia.

O tema da crise migratória é discutido no segundo dia da cúpula da União Europeia, junto a outros assuntos como o conflito sírio, um dos detonadores do aumento recorde de estrangeiros que chegam ao bloco europeu.