Economia da Nicarágua cresceu 4,1% entre janeiro e setembro

A economia nicaraguense registrou um crescimento acumulado de 4,1% de janeiro a setembro, segundo um relatório difundido pelo Banco Central do país. O documento aponta também que no terceiro trimestre do ano houve um aumento interanual de 4,7% e um crescimento médio anual de 4,3% nos dados originais, de acordo com a estimativa preliminar do PIB trimestral.

Daniel Ortega

“Com este resultado, o crescimento acumulado de janeiro-setembro foi de 4,1%”, acrescenta. O texto afirma que, pelo enfoque da despesa, o crescimento interanual do PIB trimestral esteve determinado por impulsos na demanda interna, que resultou parcialmente contrabalançada pela evolução da demanda externa líquida.

A partir da perspectiva da produção, entre as atividades com maior dinamismo se destacaram a construção, silvicultura, agricultura, intermediação financeira, transporte e comunicações e comércio.

Nicarágua projeta concluir o ano com um crescimento econômico de 4,3 a 4,8%, e uma inflação de 2,0 a 3,0%.

Para 2016, espera-se um contexto internacional mais favorável e prevê-se uma recuperação do dinamismo, com uma estimativa de crescimento entre 4,5% e 5,0%.