Premiês chinês e russo prometem melhorar cooperação

O premiê chinês, Li Keqiang; e seu homólogo russo, Dmitri Medvédev, trocaram cumprimentos por conta do Ano Novo e prometeram avançar na cooperação bilateral em 2016.

China e Rússia

Em sua mensagem o governante chinês recordou a recente Reunião Regular de Premiês China-Rússia, celebrada nesta capital, na qual as duas partes atingiram um amplo consenso sobre os laços bilaterais e em vários assuntos de interesse comum.

O encontro serviu para promover um novo progresso na comunicação e cooperação em todas as áreas.

Com a chegada do ano novo, a associação estratégica integral de coordenação China-Rússia, que está sendo reforçada constantemente, mostra um grande impulso de desenvolvimento vigoroso, ressaltou Li segundo comunicado divulgado pelo Governo.

Da mesma forma, considerou que tanto Beijing como Moscou estão em uma fase crítica de desenvolvimento e revitalização, no contexto de uma débil recuperação econômica global.

No entanto, reconheceu que ambas as nações dispõem de um grande potencial e de amplas perspectivas para expandir e aprofundar sua cooperação para, desta forma, materializar o desenvolvimento comum.

Também prometeu realizar esforços conjuntos com Medvédev para manter uma comunicação estreita, a fim de incrementar o desenvolvimento dos laços bilaterais, a colaboração integral e o bem-estar dos dois povos.

Medvédev, por sua vez, afirmou que a China e a Rússia conseguiram nos últimos tempos levar sua associação de cooperação tradicional a um nível sem precedentes.

Com relação a isso, reconheceu que os dois países estabeleceram uma nova direção para sua cooperação, após o sucesso da reunião citada de primeiros chefes de Governo nesta cidade.

Para concluir o diálogo, expressou sua confiança em manter uma interação construtiva com Li com o objetivo de beneficiar os dois povos ao longo do ano 2016.