Evaldo Lima propõe estações de apoio aos ciclistas em Fortaleza

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou, no final do ano legislativo na Câmara Municipal de Fortaleza, mais uma proposta pela cidade que se redesenha para as bicicletas. Através de Projeto de Indicação, o parlamentar propõe a implantação de estações de apoio aos ciclistas em vias públicas de Fortaleza.

Evaldo Lima

O objetivo é oferecer auxílio de manutenção aos que adotam o modal de transporte na capital, espalhando bombas para calibrar pneus e ferramentas básicas de consertos simples por diversos pontos nas vias públicas.

Segundo o documento assinado por Evaldo, as estações de apoio deverão sempre estar localizadas em locais onde já exista estrutura cicloviária, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, ou passagens de grande fluxo de bicicletas. As estações podem ser implantadas com recursos municipais ou com apoio privado, seguindo diretrizes do programa de adoção de praças públicas e áreas verdes de Fortaleza.

Uma experiência piloto do que o vereador propõe por meio deste projeto já foi implantada na Avenida Chanceler Edson Queiroz e conta com amplo apoio de ciclistas, que cada vez mais crescem em representação pelas ruas da cidade.

De acordo com Evaldo Lima, a capital cearense passou por grandes transformações em mobilidade urbana no último ano. O ineditismo de grandes investimentos voltados aos ciclistas torna ainda mais clara a necessidade de o poder público colaborar para o fortalecimento da cultura das bicicletas.

"Durante toda sua história, Fortaleza contou com implantação de 73 km de Infraestrutura Cicloviária. Hoje, a cidade já possui 128,8km, o que representa um aumento de 55,8km. Até agosto de 2016, por meio do Plano Diretor Cicloviário Integrado, a capital ainda terá 216km. Essa mudança em prol dos ciclistas na cidade precisa ser acompanhada com projetos de educação e também de estruturas auxiliares para que cada vez mais aumente o número de adeptos ao modal", explica o parlamentar.