Tribunal da Argentina libera cinco repressores da ditadura militar

Já era esperado que o governo de Maurício Macri desse um giro completo ao que foi o kirchnerismo, no entanto, já no primeiro mês de governo o presidente vem desmontando boa parte das conquistas do povo argentino na última década. Uma das vitórias mais simbólicas do mandato de Cristina foi a punição aos torturadores e generais da ditadura militar argentina, decisão que a justiça do país começa a rever.

Repressores da ditadura argentina - La Pampa

No último dia 23 de dezembro o Tribunal Oral Federal da Argentina ordenou a liberação de cinco repressores da ditadura: Luis Lucero, Miguel Ochoa, Oscar “Miseria” López, Jorge Quinteros e Orlando Pérez. O argumento utilizado para tal decisão é de que “venceram os prazos para as prisões preventivas”.

O veredito é dos juízes Marcos Aguerrido e dos substitutos Orlando Coscia e Alejandro Silva. O fiscal Jual José Baric se opôs à decisão. Os magistrados, porém, aplicaram a decisão, pois consideram que os prazos legais para manter um réu em prisão preventiva se esgotaram.

Os cinco liberados pertencem a um grupo maior, de 18 pessoas, acusados do caso conhecido como Subzona 14 2ª, onde vítimas da ditadura eram detidas por agentes militares e policiais que respondiam ao Comando da Subzona do Exército e submetidas a interrogatórios violentos sob ameaças verbais, físicas e torturas.

Os acusados respondem por “delito de privação ilegal da liberdade agravada, mediar violência e ameaças”, entre outras acusações.