Exposição retrata a União Soviética sob um olhar sensível e humano

A exposição União Soviética Através da Câmara chega ao Brasil nesta quarta-feira (6). Ao todo são 200 imagens de seis conceituados fotógrafos que retrataram o país comunista a partir da década 50. Muitas das fotos estamparam jornais e revistas à época, outras, porém, permaneceram guardas por anos e agora vêm a público.

Avenida Kalinin - Viktor Akhlomov

A mostra será inaugurada nesta quarta-feira (6) no Memorial da América Latina, na capital paulista, e pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sábado entre 9 horas e 18 horas até o dia 15 de fevereiro.

As fotos de Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov retratam a União Soviética das pessoas comuns que passeavam nas praças e nos parques, as crianças, os idosos, os sonhos da juventude. Segundo o curador da mostra, Gustavo de Carvalho, os fotógrafos propõem uma “reflexão sobre a vida cotidiana” do país.


Crianças, Rio-Amur, 1964, Yuri Krivonossov


Os seis fotógrafos integraram o movimento construtivista russo, importante vanguarda artística do país iniciada com a Revolução Russa. Além disso, todos tiveram parte de seus trabalhos publicados em grandes portais e revistas soviéticos, entre eles o Jornal Literário, Paris Match e Komsomolskaya Pravda.

Um deles, Vladimir Lagrange foi considerado um dos mais importantes fotógrafos da União Soviética e recebeu os principais prêmios do país, entre eles o Olho Dourado, concedido pela União dos Jornalistas da Rússia. Além disso, teve seu trabalho selecionado para integrar o livro Um dia na vida da União Soviética.


Praça Vermelha, 1962, Vladimir Lagrange


Além de apreciar o trabalho dos artistas, Carvalho acredita que o público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do leste europeu. “Mesmo não sendo o intuito principal da exposição, é uma oportunidade interessante para o público brasileiro conhecer cenas de uma cultura que é tão longínqua. Acho que cumpre também esse papel de mostrar como essas pessoas viviam naquela época”.