Na Bahia, Stédile afirma que “a saída da crise é com o povo na rua”

Em plenária que reuniu 200 pessoas de diversas entidades do movimento social brasileiro no Museu da Moeda, no pelourinho, em Salvador, no sábado(9) o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, convocou a militância para sair às ruas como caminho para o país sair da crise.

Militantes do MST 28º Encontro Estadual do MST na Bahia - MST

Stédile definiu como gravíssimo o momento no Brasil e a crise, na opinião dele, se desdobra em várias crises: A social, em seguida, a crise econômica, depois a política e por fim, uma crise ambiental.

“Na social, a crise se revelou a partir da negação, ou no não acesso de direitos conquistados pela classe trabalhadora e como essas influenciam diretamente no fortalecimento das desigualdades sociais”, destacou Stédile.

Na opinião de Evanildo Costa, da direção estadual do MST, o cenário atual criminaliza a classe trabalhadora e viola os direitos conquistados. “Os movimentos sociais precisam se reunir e discutir de maneira ampla esta ofensiva conservadora, promovendo lutas e garantindo os direitos da classe”, defendeu.

De acordo com o militante é preciso tornar presente para a sociedade os movimentos da Frente Brasil Popular. “Precisamos pautar junto a sociedade a Frente Brasil Popular e mostrar que a saída da crise, que vivemos hoje, é pela esquerda”, argumentou.

Lutas coletivas

O encontro em Salvador debateu o atual cenário político com o objetivo de construir estratégias de lutas coletivas em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Estiveram presentes representantes de partidos políticos, diversos movimentos sociais com destaque para o protagonismo do movimento de mulheres e da juventude.

No domingo (10) iniciou o 28º Encontro Estadual do MST no Estado, que deve se encerrar nesta terça (12). Neste encontro, Stédile lembrou da necessidade de manter a chama da utopia acesa mesmo em tempos de crise. “E isso, só com a luta popular conseguiremos vencer os desafios colocados”, destacou.

O encontro estadual relembrou os 30 anos de trajetória do MST na Bahia. Foi registrada a presença de 1.500 participantes.