Santa Catarina terá centro de acolhimento a imigrantes e refugiados

O Ministério da Justiça (MJ), o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis assinaram nesta terça-feira (12) parceria e repasse de recursos para a implantação de um Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes e Refugiados (CRAI) em Florianópolis (SC).

imigrantes

A deputada federal Angela Albino, ex-secretária de Estado da Assistência Social, prestigiou o ato e destacou a importância do espaço para que imigrantes que cheguem ao estado sejam acolhidos e orientados correta e dignamente. “Somos todos filhos de imigrantes e precisamos apoiar e estender a mão aqueles que chegam no nosso município, estado e país em busca de melhores condições de vida. Esse espaço na capital catarinense será vital para melhorarmos nossa relação com nossos irmãos de outros países”, enfatiza.

Os Centros de Referência oferecem acolhimento e atendimento especializado a imigrantes e refugiados como suporte jurídico, apoio psicológico e social, além de oficinas de qualificação profissional. O projeto busca promover o acesso a direitos e a inclusão social, cultural e econômica dos imigrantes por meio do atendimento especializado a esta população, da oferta de cursos e oficinas, além do serviço de acolhimento.

Representando o MJ na cerimônia, o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, destacou a contribuição da então secretária e atual parlamentar para concretização do CRAI. “A parceria da Angela como secretária e agora como deputada federal foi fundamental para implantação dessa política pública para imigrantes e refugiados. Ela é a idealizadora e a formuladora deste projeto”.

Do Vermelho local