China qualifica de histórica inauguração do Banco Asiático

O presidente Chinês Xi Jinping qualificou de histórico a inauguração do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), segundo especialistas uma meta na reforma do sistema de governança econômico global.

Xi Jinping

É um momento histórico, manifestou Xi ao pronunciar um discurso na cerimônia organizada na Residência de Hóspedes de Estado Diaoyutai no centro desta capital.

Formalmente estabelecido em 25 de dezembro do ano passado, este banco, com sede central em Pequim, conta na atualidade com 57 membros.

Como primeiro presidente do Conselho do BAII foi eleito o ministro da Fazenda chinês, Lou Jiwei.

O BAII trabalhará junto com os bancos de desenvolvimento multilateral, como o Mundial e Asiático de Desenvolvimento, para facilitar a construção das infraestruturas e o desenvolvimento sustentável da Ásia.

China, Índia e Rússia são os três maiores acionistas, ao controlar 30,34, 8,52 e 6,66% cento das ações, respectivamente.

Sua porção do voto calcula-se em 26,06, 7,5 e 5,92%, respectivamente.

Como seu nome indica, o BAII financia as infraestruturas -aeroportos, torres de telefonia móvel, ferrovia e estradas- na Ásia.

Esta instituição multilateral iniciada pela China, poderia ser convertido – de acordo com analistas- no maior banco de investimentos da região no século XXI.

Ditos progressos preocupam os Estados Unidos e seus aliados econômicos e políticos, diante da virada para o Leste que produz a posta em marcha dessa iniciativa proposta por este gigante asiático e apoiada por muitas nações como Reino Unido, Espanha, Austrália, França, Alemanha, Brasil, Rússia, Suécia, entre outras.