PSOE pede ajuda ao Podemos para enfrentar a direita espanhola

O líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, apelou ao agrupamento de centro-esquerda Podemos para conformar uma alternativa de governo que imposibilite a reeleição do conservador Mariano Rajoy.

Manifestação do Podemos na Espanha

Sánchez opinou que o PSOE está obrigado a se entender com a formação dirigida pelo jovem professor universitário Pablo Iglesias e com Cidadãos, força de centro-direita que, junto com o Podemos, irrompeu com força no tabuleiro político espanhol.

Entrevistado pela Televisão Espanhola, o secretário-geral dos socialistas sublinhou que com os primeiros compartilha uma agenda de políticas sociais e com Cidadãos as medidas relativas à regeneração democrática e de eficiência do Estado.

As forças da mudança estão obrigadas a entender-nos, enfatizou o dirigente, depois de recordar que nas eleições gerais do passado 20 de dezembro 70 por cento dos cidadãos votou contra o Partido Popular (PP) de Rajoy.

Fez questão de dizer o Podemos deve compreender que a importância de não se jogue fora a opção de um executivo progressista e de esquerda para desbancar à direita.

Aludiu à demanda de Iglesias de contar no Congresso dos Deputados com quatro grupos: um próprio mais três dos partidos com os quais coincidiu às eleições em Galiza, Valencia e Cataluña.