Edvaldo: quero fazer Aracaju voltar a ser capital da qualidade de vida

O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), concedeu, ao longo da última semana, diversas entrevistas, nas quais apresentou seu ponto de vista sobre questões eleitorais relativas ao pleito deste ano, falou de suas pretensões políticas, fez uma avaliação da atual administração municipal e interagiu com a população, que, de forma, massiva, declarou-lhe apoio. Edvaldo é pré-candidato a prefeito da capital sergipana pelo PC do B.

Edvaldo Nogueira

“Sou pré-candidato a prefeito porque tenho como missão fazer com que Aracaju volte a ser a capital da qualidade de vida”, disse ele, na sexta-feira (15), em entrevista à rádio 103 FM. Para Edvaldo, “Aracaju vive uma situação muito complicada e difícil”. “Tenho como missão fazer com que a cidade volte a crescer. Temos presenciado a situação caótica e uma gestão catastrófica. O atual prefeito João Alves Filho, do DEM, culpa a todos pelos problemas e não os assume. Responsabiliza a crise, a falta de repasse de recursos dos governos Federal e Estadual e até o próprio cidadão. Então, não posso ficar parado e vê-lo destruir o trabalho que eu e Déda realizamos ”, afirmou.

Em relação a busca de apoio junto aos partidos, Edvaldo ressaltou que as legendas devem, primeiramente, discutir seus projetos internamente. Ele também voltou a defender que as siglas da base aliada aguardem um posicionamento do governador Jackson Barreto (PMDB). “Qualquer anuncio agora é precipitado. Quero conversar com todos da nossa base. No momento certo, e quando o governador Jackson Barreto sinalizar conversaremos e anunciaremos nossos apoios”, afirmou.

Questionado sobre o lançamento da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) e o anúncio do apoio de parte do PSD, o ex-prefeito ressaltou que “é um direito legitimo” das agremiações, mas ponderou que houve precipitação. Ele também avaliou o anúncio da aliança entre as duas siglas, sem aguardar pelo posicionamento do governador, como um “erro grave”. “Eu acho que foi precipitado, mas é um direito legitimo dele, embora isso não é atitude de quem faz parte de uma coligação”, criticou.

Já em entrevista ao site Universo Político, Edvaldo Nogueira ressaltou que a aliança entre PSB e parte do PSD não altera em nada o projeto eleitoral do PC do B para Aracaju. “A minha pré-candidatura continua de pé, mesmo porque a nossa base aliada tem o PMDB, do governador Jackson Barreto; tem o PT, de Rogério Carvalho; tem o PRB, de Heleno Silva e Pastor Jony; tem uma parte do PSD que não concordou com a aliança com o PSB; tem o PDT, do prefeito Fábio Henrique. Então, eu vou procurar estes partidos, conversar com todos. E, obviamente, vou esperar o sinal do governador para poder me movimentar no sentido de consolidar a aliança, pois acho que devemos esperar o momento que Jackson Barreto sinalize tratar da sucessão municipal na nossa coligação. Vou buscar, trabalhar e lutar pelo apoio destes partidos e, principalmente, do governador Jackson Barreto, que é o líder do nosso grupo e será o condutor do processo político em relação à eleição na nossa base em Aracaju”, afirmou.

Ouvintes

Durante a entrevista de rádio, muitos ouvintes interagiram e reclamaram da atual gestão. Foi o caso de Éder Teodoro. “Comparado a Edvaldo a gestão de João Alves está sendo catastrófica”. Da mesma forma, reclamou o senhor Diones: “estou saturado de reclamar de como estão sendo tratados os servidores da Secretaria Municipal de Saúde nesta gestão”.

A médica Vera também externou sua insatisfação. “Estou há doze anos nesta mesma unidade de saúde e nunca vi uma situação tão precária. Temos problemas na questão salarial, na falta de condições de trabalho. Precisa ter muito amor à profissão para continuar”, lamentou.

Joselita, auxiliar do consultório odontológico da PMA, relatou a dificuldade que enfrenta para se deslocar até o trabalho já que está com o salário atrasado e sem receber o vale-transporte. Já a assistente social Érica Machado disse que a atual gestão tem dificultado o acesso da população a fraldas, cadeira de rodas e medicamentos.

Para Edvaldo, as denúncias só provam como a saúde pública está caótica. “Vemos nos postos o desabastecimento de matérias e de remédios, dificuldade de marcação de consultas, a falta de atenção aos profissionais da área de saúde”, afirmou.

Investimentos

Ao lembrar da sua gestão na Prefeitura de Aracaju, Edvaldo falou da série de investimentos que realizou, destacando a cifra de R$ 289 milhões em obras. “Criamos o maior canteiro de obras da história da cidade de Aracaju. Nunca se investiu tanto como na nossa gestão. Eram obras por toda cidade. Projetamos a cidade para o futuro e melhoramos a qualidade de vida da população”, comentou.