Banco Asiático fará a primeira concessão de empréstimo no meio do ano

O primeiro presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), Jin Liqun, afirmou, neste domingo (18), em Pequim, que tendo em conta o estado atual do sistema financeiro internacional, o BAII, como instituição financeira de desenvolvimento multilateral, vai emitir a primeira concessão de empréstimo em dólares no meio deste ano.

Banco Asiático de Desenvolvimento

Enquanto isso, o BAII irá também integrar alguns ativos em euros e RMB. O BAII utiliza o inglês como a sua língua oficial.

Segundo o presidente, mais importante do que distribuir empréstimos, é necessário promover uma cultura de colaboração entre os membros. O novo presidente assumiu como objetivos primordiais do seu mandato tonar o BAII uma plataforma de investimento “profissional, eficiente e honesta”.

Jin afirmou que o BAII irá esforçar-se para exercer um uso racional dos seus recursos financeiros, a fim de suportar a construção de infraestruturas nos países membros. Segundo ele, um departamento especial será criado para exercer supervisão sobre os projetos do banco, relatando diretamente apenas ao Conselho de Administração da instituição.

Como propulsionador do BAII, a China vai atribuir ao banco um fundo especial de 50 milhões de dólares para apoiar as obras de infraestruturas a serem realizadas nos países menos desenvolvidos.