Escola Nacional de Formação realiza Curso Nível II no RN

A cidade de Parnamirim sediou, entre os dias 13 e 17 de janeiro, o primeiro curso Nível II da seção potiguar da Escola Nacional do PCdoB. A experiência tem sido estimulada pela direção nacional com o objetivo de formar quadros em todos os estados do país. O encontro foi realizado na Área de Eventos “Refúgio dos Sabiás”, escolhido por oferecer as melhores condições de conforto, tranquilidade e isolamento que as aulas necessitam.

Nivel II RN
A iniciativa teve o apoio do Comitê Estadual do PCdoB-RN e da Fundação Maurício Grabois contando com a participação de 20 militantes de diferentes cidades do Estado e oito professores locais e nacional. A turma foi composta por dirigentes do PCdoB, sindicalistas, camaradas do movimento social, LGBT, militantes da UJS e quadros envolvidos na formação partidária. A composição do grupo procurou mesclar experiência e juventude ressaltando também a necessidade da participação feminina.

O Curso Nível II tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos quadros partidários sobre a teoria marxista-leninista e a realidade brasileira, abordando diversos conceitos e análises fundamentais para a compreensão do programa do PCdoB e das conjunturas internacional e brasileira. A ementa elaborada pelo corpo técnico da Escola Nacional João Amazonas ofereceu aulas de Filosofia, Estado e Classes, Economia, Socialismo e Partido.

A abertura do encontro – realizada no dia 13 à noite – contou com uma Aula Magna sobre "Os desafios do Socialismo e o desenvolvimento brasileiro" com o presidente do PCdoB/RN, Antenor Roberto. Nos demais dias de aula, além dos professores Fafá Viana, Mariana Ribeiro, Christian Lira, Márcio Dias, Jan Varela, Wellington Duarte e George Câmara, residentes no RN, os alunos contaram com uma aula sobre Partido com o camarada Altair Freitas que é professor, membro do PCdoB e Secretário Executivo da Escola Nacional de Formação.

De acordo com Altair Freitas, o processo de estruturação partidária depende de vários fatores passando especialmente pelo trabalho de formação. “É fundamental que a militância conheça as bases e fundamentos principais do marxismo-leninismo e busque interpretar a realidade brasileira, a dinâmica do capitalismo do nosso tempo e da luta travada pela edificação socialista à luz desses referenciais teóricos primordiais do movimento comunista”, explica Altair.

Para participar do curso de Nível II, sob a orientação das seções regionais, é pré-requisito ter concluído o curso de Nível I, orientado pelos Comitês Municipais. Há ainda o Nível III, que fica sob responsabilidade da Escola Nacional de Formação João Amazonas. Nos três níveis, as discussões giram em torno dos núcleos Filosofia; Estado e Classes; Economia Política e Desenvolvimento; Socialismo; e Partido.
 

De Parnamirim-RN, Arthur Varela.