Governo colombiano liberta 17 guerrilheiros das Farc

Como forma de mostrar confiança na construção do processo de paz, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, emitiu um comunicado onde liberta 17, do 30 guerrilheiros das Farc que estão presos em Bogotá.

guerrilheiros das Farc libertados - Diario Semana

Os 17 presos – 10 homens e 7 mulheres – estavam presos nas penitenciárias de La Picota e Le Buen Pastor. Eles foram acusados de rebelião e delitos relacionados a manifestações e integram um grupo de 30 indultos outorgados pelo presidente.

No entanto, as Farc publicaram uma lista recentemente com nomes de 84 guerrilheiros que estão presos e com a saúde debilidade em estágios avançados. O governo porém, não se pronunciou sobre este caso.

Entenda o caso

Em 2012 o governo colombiano e as Farc instalaram em Cuba uma mesa de diálogos, intitulada Diálogos de Paz, para dar fim ao conflito armado que dura mais de 50 anos, deixou quase cinco milhões de desabrigados e mais de 600 mil mortos. Desde então, acordos importantes foram firmados e a expectativa é que o conflito se encerre no próximo dia 23 de março, prazo estipulado pelo presidente, as Farc, no entanto, não são tão otimistas.