Aldo Rebelo não acredita no impeachment da presidenta Dilma 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou nesta quinta-feira (21) que não acredita no impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele disse que, aparentemente, nem mesmo a oposição está querendo que isso aconteça, portanto, o governo não está na expectativa de que esse processo seja engatilhado com o retorno do recesso parlamentar.  

Aldo Rebelo não acredita no impeachment da presidenta Dilma

A declaração foi feita durante entrevista coletiva à imprensa, nas dependências do Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó, interior de São Paulo, quando cumpriu agenda de visita técnica para conhecer as instalações daquela unidade. Esta foi a primeira vez que o ministro esteve no local.

Com relação aos investimentos, o ministro voltou a afirmar que, apesar dos cortes no orçamento da pasta, e, por conseguinte, de Aramar, nenhum projeto ou programa que vem sendo desenvolvido no país será afetado.

Ele disse que a expectativa é de que o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) seja concluído o mais breve possível. Não falou em valores, mas disse que investimentos continuarão sendo feitos no Programa Nuclear da Marinha.

O RMB está orçado em R$ 850 milhões e tem múltiplas finalidades. Entre as principais está a produção de radioisótopos para uso na medicina nuclear, como exames e tratamento do câncer. O reator também ajudará nas pesquisas em campo nas áreas da tecnologia nuclear, energia, agricultura, indústria, ciências de materiais e meio ambiente.

Sem riscos

O ministro fez a visita acompanhado do prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli, e do comandante da Marinha, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

De acordo com o oficial, todo o trabalho de pesquisa e testes realizados em Aramar não colocam em risco a segurança da população. Desde que foi instalado em Iperó, o CEA sempre provocou polêmica e medo nos moradores vizinhos.

No entanto, o almirante afirma que não há risco algum à segurança da população que, daqui a uns dez ou quinze anos, estará comemorando com a Marinha a conclusão do Programa Nuclear.

“Está difícil, não é simples desenvolver tecnologia com recursos próprios, mas vamos conseguir e garantiremos a independência nuclear do Brasil”, afirmou o militar.