Lênin, risonho e bem humorado

Os filmes conhecidos que registram a figura histórica de Vladimir Ilyich Lenin foram reunidos, em 1969, por Mikhail Romm, no documentário Lenin vivo, ou Lenin em vida. Postos em ordem cronológica e acrescidos de comentários, formam material indispensável ao estudo do comunismo, da União Soviética e do século 20.

Por José Carlos Ruy

Conservados nos arquivos do então Partido Comunista da União Soviética, os filmes vão de 1918 a 1921, quando Lênin dirigiu o início da construção do socialismo na URSS.

São notáveis as cenas do segundo (1920, das "21 condições" da Internacional Comunista) e terceiro (1921, da adoção da "frente única" pela IC) congressos da Comintern, que forjou o marxismo-leninismo e os partidos comunistas no século 20.

O discurso com a voz de Lenin, no meio do documentário ("Apelo ao Exército Vermelho", pode ser lido e ouvido na íntegra aqui: http://fishuk.cc/lenin-fala4. . É uma raridade!

Alguém disse certa vez que o pleno entendimento da dialética só é possível se houver bom humor. Pois bem, nestes filmes podemos ver um Lênin sorridente, de olhar vivaz, e quase sempre (como ele próprio preveria, segundo o testemunho de Gorki) no meio do povo e dos militantes.