OAB do Rio de Janeiro rebate em charge ofensa do Globo
Na semana passada, o jornal O Globo estampou com sua capa charge assinada por Chico Caruso que reproduz uma cena de filmes de faroeste, com um pistoleiro parado na porta do saloon, e uma série de políticos amedrontados atrás, com o seguinte diálogo: "– E esse aí, é mocinho ou bandido? – Pior: é advogado!". Em resposta, a OAB do Rio de Janeiro, lembrou tamb´=em por meio de charge que advogados brasileiros lutaram muito para garantir o direito de defesa e à liberdade: inclusive a de dizer tolices.
Publicado 26/01/2016 10:57

Antes da charge, dezenas de entidades e advogados criticaram a ação do jornal da família Marinho. O deputado Federal Wadih Damous (PT-RJ), que foi presidente da OAB-RJ, afirmou em sua página nas redes sociais que a charge afronta e desrespeita os advogados. Sob o título "O puxa saco e a advocacia". Damous afirma que a charge "ultrapassou a todos os limites do achincalhe".
"A tal charge afronta e desrespeita uma categoria profissional que possui uma honrada folha de serviços prestados ao país. E não a tratemos como mera piada de mau gosto. Trata-se, na verdade, de um ataque ao Estado de Direito e aos princípios dele decorrentes, como o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à defesa. Já não basta a criminalização geral de tudo e de todos.", enfatizou.
O Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro também publicou nota em repúdio à charge, classificando como um "deboche e quase linchamento para com os advogados".
"O pretenso tom humorístico da charge expõe, na verdade, uma visão antidemocrática e autoritária do jornal para com o fundamental exercício da profissão de advogado",afirma Álvaro Quintão, presidente do Sindicato.