Prefeitura prorroga prazo para sorteados do Minha Casa Minha Vida

Beneficiados no primeiro sorteio têm até o dia 02/02 para procurar a Habitafor.

Entrega de casas em Fortaleza

Os contemplados no primeiro sorteio do programa Minha Casa Minha Vida têm até o dia 02 de fevereiro para procurar a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) e dar início ao processo de análise documental. O sorteio foi realizado no dia 4 de dezembro pela Prefeitura de Fortaleza.

Até o momento, foram atendidos cerca de 2.6 mil dos 3.304 sorteados. As instituições financeiras – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – receberam 513 dossiês. Outros 321 devem ser enviados ainda esta semana, e 70 famílias já foram declaradas aptas a receber as unidades habitacionais (UHs).

Além das 3.304 famílias, foi sorteada uma lista complementar com 30% do total de unidades, totalizando 992 possíveis candidatos a UHs. O cadastro de reserva é para caso algum sorteado não entregue a documentação na Habitafor ou não se encaixe nos pré-requisitos.

“Estamos fazendo uma campanha para as famílias que ainda não apareceram não ficarem de fora. Pedimos que elas compareçam a Habitafor em horário comercial, com toda a documentação necessária, que está disponível no site da Prefeitura. Nós só temos até o dia 02 de fevereiro e, depois deste prazo, vamos chamar o banco reserva”, informou a titular da Habitafor, Eliana Gomes.

Confirmação de cadastro

O processo de validação das informações prestadas inclui: pesquisa no Cadastro Único, que consiste em cruzar dados com os sistemas de Cadastro de Mutuários, Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes, órgãos federais, FGTS e Relação Anual de Informações Sociais (Rais); apuração de renda formal, para comprovar que a família tem renda de no máximo R$ 1,6 mil, e regularização do Número de Inscrição Social.

Posteriormente, os dossiês serão encaminhados para análise das instituições financeiras, que irão confirmar as informações.

Mais 10 mil UHs serão entregues

Ainda neste ano, o prefeito Roberto Cláudio vai inaugurar o maior número de residências da história de Fortaleza. Em parceria com o Governo do Estado, um total de 9.978 unidades habitacionais serão entregues.

De acordo com a secretária, até junho, serão entregues as 3.304 residências do primeiro sorteio, localizadas no Conjunto Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri, e Complexo dos Escritores, em Messejana. Além destas, mais 384 serão inauguradas para as famílias atendidas no programa Locação Social.

Mais 5.760 UHs serão sorteadas e entregues até dezembro, e outras 530 serão concluídas no Grande Pirambu, para reassentar as famílias afetadas pelas intervenções do projeto Vila do Mar.

Lista de pessoas que ainda não se apresentaram à Habitafor