CTB convoca 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna), no Uruguai

Na sétima edição, a atividade reúne sindicalistas de todo o continente para expor a situação trabalhista em seus respectivos países e encontrar uma alternativa coletiva e unitária para as lutas da classe trabalhadora. A convocatória foi divulgada na segunda-feira (1º). 

Encontro Nossa América 7º - CTB

“Os recentes acontecimentos políticos em nossa região, principalmente na Argentina, Venezuela e Brasil, revelam uma nova contraofensiva da direita contra os processos governamentais progressistas”, diz o texto da convocatória.

O documento denuncia ainda as ações imperialistas dos Estados Unidos e seus aliados e as investidas na tentativa de oprimir a soberania dos países e povos e exemplifica com os acordos de livre comércio como o Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, sigla em inglês) e o Acordo de Comércio e Serviço (Tisa).

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, o espaço do Esna é muito importante para que o movimento sindical internacional desenvolva ações que promovam a integração latino-americana e caribenha de forma soberana e complementária.

Para ele, neste momento de avanço das forças conservadoras faz-se necessária a resistência popular para que não haja retrocesso nas conquistas alcançadas durante o ciclo de governos progressistas e de esquerda no continente.

Leia aqui a convocatória do 7º Encontro Sindical Nossa América