Lava Jato: Toledo foi indicado por Aécio em Furnas desde o governo FHC

O depoimento de Fernando Moura, delator da Lava Jato, não está saindo do jeito que a oposição gostaria. apontando pela grande mídia como "amigo" de José Dirceu, Moura se contradiz no depoimento, mas tem sido enfático quanto ao suposto envolvimento do candidato derrotado nas urnas e presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

aécio Neves

Com a divulgação do vídeo da delação de Moura, em que afirma que Dimas Toledo foi indicado por Aécio para garantir o esquema de propinas em Furnas, assegurando 1/3 ao parlamentar, os tucanos tratram logo de emitir uma nota oficial, nesta quinta-feira (4), para dizer que se trata de uma "declaração requentada" e que o "PSDB jamais fez qualquer indicação para o governo do PT".

Mas a realidade parece não ser como pintam os tucanos. De acordo com publicação do Brasil 247, Dimas Toledo, que havia sido indicado diretor de Furnas por Aécio Neves no governo FHC, permaneceu no cargo no governo Lula, assim como disse Fernando Moura.

Ele só deixou a diretoria da estatal em agosto de 2005, quando Roberto Jefferson, delator do chamado 'mensalão do PT', denunciou a existência de outro mensalão em Furnas – e que vinha desde o governo FHC.

Desde então, diversas reportagens trataram da chamada "lista de Furnas" e dos políticos beneficiados pelo esquema.

Aécio foi citado por mais um delator, que o ligou ao caso Furnas. Antes, o próprio Alberto Youssef afirmou que recolhia propinas em Furnas, da ordem de US$ 100 mil/mês, na diretoria comandada por Dimas Toledo, indicado por Aécio (leia aqui). Agora, Fernando Moura reforça as mesmas suspeitas.