Patriarca Kirill pede mais união entre América Latina e Rússia

O patriarca da Igreja Ortodoxa da Rússia, Kirill, esteve no Paraguai nesta segunda-feira (15), e visitou a Igreja da Virgem do Amparo, na capital do país, Assunção. Na ocasião, disse que o governo de Vladimir Putin deveria aumentar as relações bilaterais com os países da América Latina a fim de ampliar a integração e o apoio entre os povos.

Patriarca Kirill no Paraguai - Ultima Hora

“Este continente tem um potencial espiritual muito forte. Por isso chamo a desenvolver relações entre a Rússia e os países latino-americanos”, disse Kirill.

Para o patriarca, a região latino-americana é rica não só em recursos naturais, mas também na qualidade e no esmero de sua gente para desenvolver atividades próprias do ser humano. “Não devem levar a cabo apenas atividades comerciais e de intercâmbio de tecnologias, mas também, fazer o intercâmbio de experiências históricas para evitar erros”, explicou o líder religioso.

O líder supremo da Igreja Ortodoxa Russa disse que tem um carinho especial pela América Latina. “Aqui existe um alto nível de religiosidade e isso é digno de admiração”.

A primeira parada de Kirill no continente foi em Cuba, onde teve um encontro histórico com o papa Francisco, o primeiro das duas igrejas em mais de 950 anos. Em sua passagem por Havana se reuniu também com o presidente Raúl Castro e com o ex-chefe de Estado Fidel Castro.

Em sua reunião com o Papa falou sobre a aproximação das duas igrejas e debateram formas de contribuir para a proteção dos cristãos no Oriente Médio. Depois do Paraguai, Kirill fará uma visita ao Brasil.