Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa chega ao Brasil

O líder da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo I, começa nesta quarta-feira (17) sua visita ao Brasil, mais um dos pontos do giro latino-americano iniciado na semana passada em Cuba, que o levou também ao Paraguai.

Patriarca Cirilo I Havana Il-96

Segundo a agenda, durante a estadia em solo brasileiro, o Patriarca de Moscou e de toda Rússia se reunirá com a presidenta Dilma Rousseff e com o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta. Além disso, oficiará uma missa na catedral de São Paulo em 21 de fevereiro.

Junto com Cirilo I também vieram o metropolita Ilarión, o chefe do Departamento sinodal para a relação da igreja com a sociedade e os meios de comunicação, Vladimir Legoida, e o chefe de imprensa do Patriarca, Alexander Volkov.

Trata-se da primeira vez que Cirilo I viaja ao Brasil, em um percurso qualificado de histórico e que começou em Havana com um abraço com o Papa Francisco, o qual passará à posteridade, ao enviar uma mensagem ao mundo: a esperança na unidade de todos os cristãos.

Depois de uma intensa agenda na ilha, onde viajou convidado pelo presidente cubano, Raúl Castro e a quem desejou bem-estar e reconheceu nela a harmonia inter-religiosa que patenteia, o Patriarca esteve dois dias no Paraguai.

Ali celebrou uma missa na Igreja Ortodoxa Russa de Assunção, uma das poucas existentes no país.

Também liderou uma oração pela paz eterna das almas dos mortos no setor ortodoxo do cemitério La Recoleta e se reuniu com o presidente Horácio Cartes.

Do Paraguai, fez votos pela paz na Síria e no Iraque e que se evite uma nova guerra mundial.

Fonte: Prensa Latina