Trabalhadores do Sul reivindicam reajuste de 11,68% no piso regional

As centrais sindicais se reuniram, na sede da CTB, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (16), a fim de definir estratégias para que o Mínimo Regional seja reajustado em 11,68%, seguindo o índice que atualizou o Salário Mínimo Nacional. Os dirigentes buscam mais do que os 9,6% oferecidos pelo governo José Ivo Sartori (PMDB-RS) no projeto de lei entregue ao legislativo gaúcho, na semana passada.

Reunião das centrais do Sul na CTB-RS. Reajuste Mínimo regional - CTB-RS
“Nada se justifica um reajuste inferior à inflação do período, uma vez que os empresários e governo já repassaram esses índices aos produtos, serviços e impostos. O índice que reivindicamos se refere apenas à manutenção do poder de compra dos salários, sem qualquer aumento real. É uma desconsideração do Governo aos mais de 1,3 milhão de trabalhadores e trabalhadoras que dependem diretamente deste reajuste”, defende o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor.
Entre as principais estratégias para garantir o índice reivindicado, as centrais aguardam retorno da presidência da Assembleia para agendar reunião com a presidente da Casa, Silvana Covatti. Os dirigentes também querem garantir com os líderes das bancadas que o PL seja votado ainda nesse mês de fevereiro. Para isto, na manhã da próxima terça-feira (23), será realizada vigília na Assembleia Legislativa.
Como estratégia de negociação para que o reajuste do Mínimo Regional seja mais digno aos trabalhadores gaúchos, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, juntamente com outros dirigentes sindicais, visitou alguns deputados gaúchos, na tarde desta terça-feira (16), a fim de conseguir apoio para que índice seja elevado e o projeto de lei votado ainda neste mês.
As centrais contaram com o apoio do deputado Elton Weber (PSB), integrante da base aliada de Sartori, que protocolou emenda ao projeto de reajuste do Mínimo, de autoria do Governo do Estado, fixando o aumento em 11,31%. O parlamentar afirma que já negocia com o Executivo para tentar aprovar a emenda.