Alice Portugal defende o fortalecimento do São João 

Parlamentar de destaque na luta pelo fortalecimento da cultura brasileira, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou, juntamente com artistas nordestinos e outros parlamentares, de uma audiência com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para tratar de ações a fim de intensificar a promoção do São João do Brasil nos principais mercados emissores de turistas para o nosso país.  

Alice Portugal defende o fortalecimento do São João

Grandes forrozeiros do Brasil, entre eles Targino Gondim, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Alcimar Monteiro, Léo Macedo, da Estakazero, e o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, também participaram do encontro, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17). Eles solicitaram ao ministro a inclusão do São João no Calendário Oficial do Turismo, na condição do maior produto turístico de inverno do Brasil.

Ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Alice considera que os artistas são a alma da nação nordestina e precisam ser valorizados. Ela destacou que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) pode transformar o São João em um evento internacional, levando, pelo menos, um forrozeiro nas feiras que o instituto participa fora do país.

Alice falou ainda da importância da destinação de emendas para o São João. “Precisamos constituir junto à Comissão Mista de Orçamento da Câmara uma proposta de emenda padronizada para o São João, senão em muitos lugares a festa vai morrer de inanição, pois os prefeitos não têm recursos extras para destinar à festa. Sugiro, ministro, um estudo sobre essa questão”, disse.

O ministro acolheu as demandas dos artistas e apresentou algumas ações para os próximos meses, como a realização de um grande evento de São João no mês de maio, em Brasília. Além disso, Henrique Eduardo Alves vai propor a realização de uma Sessão Conjunta da Câmara e do Senado para debater no Parlamento a importância do fortalecimento da festa junina.

Ele disse ainda que tentará liberar, junto ao Ministério da Fazenda, R$ 13 milhões para a promoção da festa. Outra ação será a instalação de um palco dedicado ao forró na Casa do Brasil, espaço destinado para visitantes durante as Olimpíadas, no Rio de Janeiro.