Assessora de Serra é acusada de ser funcionária fantasma

A funcionária é Margrit Dutra, irmã da jornalista Mirian Dutra, com quem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve um relacionamento.

Margrit Dutra

Margrit Dutra Schmidt – irmã da jornalista Mirian Dutra, com quem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve um relacionamento – trabalha como assessora no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP), mas não cumpre a sua carga horária, de nove horas, de forma presencial.

Schmidt é contratada pela liderança da "minoria' no Senado, mas foi cedida ao gabinete de Serra a pedido do próprio tucano. Ela ocupa o cargo de assistente parlamentar júnior. De acordo com o Portal da Transparência do Senado, ela recebe remuneração básica de R$ 9.456,13, tendo como salário líquido de R$ 7.353,14.

Segundo as regras do Senado, Schmidt deveria cumprir sua carga horária na Casa, mas o próprio gabinete do senador reconhece sua ausência, afirmando que ela cumpre suas funções à distância. Margrit vai todos os dias, de manhã e à noite, registrar sua digital na entrada principal do Congresso, mas não cumpre expediente no local.

Histórico

Margrit trabalha no Senado há 15 anos, quase sempre cedida pela liderança da oposição à gabinetes. Já foi assessora do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), atual prefeito de Manaus (AM), e da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), ex-tucana.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o senador José Serra afirmou que seu “gabinete tem pouco espaço”, não tendo salas para todo mundo.

Nos últimos dias, sua irmã, Mirian, se envolveu em uma polêmica ao relatar, em entrevistas, sua relação com FHC. Segundo ela, entre outras coisas, o tucano teria utilizado uma empresa para enviar dinheiro ao exterior para ela.

Fonte: Brasil de Fato