Morre Ramón Castro, irmão mais velho de Fidel
Ramón Castro, irmão mais velho do líder da Revolução Cubana, Fidel, morreu nesta terça-feira (23) aos 91 anos, em Havana. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelos principais meios de comunicação de Cuba.
Publicado 24/02/2016 12:58

Ramón foi prisioneiro da ditadura de Fulgêncio Batista, deposta com a vitória da Revolução, em 1959. Depois desempenhou diversas atividades em diferentes escalões no setor agropecuário, fundamentalmente no ramo da cana e da pecuária.
Foi diretor do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar. Pelos serviços prestados ao país recebeu diferentes reconhecimentos e detinha o título de Herói do Trabalho da República de Cuba.
Chamado pelos amigos mais próximos e familiares de “Mongo”, Ramón se afastou da vida pública do país em nos últimos anos. Pouco se sabe de sua vida pessoal, apenas que era casado, teve dois filhos, Ramon Omar Castro e Angel Castro, e que cultivou o hábito de fumar até os últimos dias de sua vida. Fidel largou o vício em 1986.
O atual presidente de Cuba, Raúl Castro, é o quarto filho, nascido após o ex-presidente. A família Castro é conhecida por sua longevidade. Além de Ramon, que morreu com 91 anos, eles têm uma tia que viveu mais de um século e Fidel completará nove décadas em agosto.