Ex-ministro grego das Finanças vai assessorar trabalhistas britânicos
O Partido Trabalhista britânico anunciou nesta segunda-feira (29) que terá como novo assessor o ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varufakis, que esteve à frente das manchetes no ano passado por suas posturas firmes em negociações com a União Europeia (UE).
Publicado 29/02/2016 18:14

De acordo com o líder trabalhista Jeremy Corbyn – representante da ala mais progressista do partido –, contar com a assessoria de Varufakis será interessante por sua experiência nas negociações com o bloco regional.
“Acho que a forma como a Grécia tem sido tratada é terrível e que deveríamos nos aproximar deles”, comentou à imprensa local.
Varufakis, economista e professor universitário, converteu-se em ministro das Finanças grego no início do ano passado, com a chegada ao poder do governo de esquerda de Alexis Tsipras.
Desde então chamou a atenção da imprensa por suas posturas contrárias a determinadas políticas da UE, o que ficou evidenciado nas negociações para a entrega a Atenas de um terceiro resgate financeiro por parte de instituições comunitárias e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
O então responsável defendeu planos próprios para gerenciar a crise econômica que procuravam contrabalançar a austeridade exigida pelos credores internacionais, e aplicada durante o governo anterior.
Varufakis demitiu-se depois de as autoridades gregas aceitarem parte das demandas reclamadas como condição para o envio da ajuda econômica.