Trabalhadores mostram que aumentar juros é “dar banana ao emprego”

Centrais sindicais se reuniram nesta terça-feira (1º) em ato de pressão sobre o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), no sentido de evitar novo aumento na taxa de juros; com ironia, sindicalistas mostraram que nova elevação na Selic seria como dar “uma banana” ao emprego; “A recuperação econômica do país passa pela derrubada dos juros”, cravou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres; tendência é a de taxa Selic ser mantida.

Sindicalistas comparam aumento dos juros a dar uma banana ao emprego. 2016 - Divulgação

Para representar a ideia, sindicalistas carregaram cachos de bananas e distribuíram a fruta para os participantes do protesto e transeuntes na avenida Paulista.

“Essa política de aumento constante nos juros está matando o emprego, todos já reconhecem isso”, afirmou o sindicalista Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e na Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). “Literalmente, o governo dá uma ‘banana’ ao emprego toda vez que sobe os juros.”
 
Com expectativas no mercado financeiro de redução da taxa Selic, a tendência da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que começa hoje e termina amanhã, é a de manter a Selic em 14,25%.