Aborto e feminismo serão discutidos no Curta! no mês das mulheres 

O Canal Curta! celebra o Dia Internacional da Mulher com programação especial que vai debater  o feminismo, o aborto e o espaço conquistado pela mulher no mundo de hoje. Documentários, entrevistas e vídeos serão exibidos durante todo o mês de março, com destaque para o filme “Fim do Silêncio”, de Thereza Jessouroum, no dia 18 de março, sobre aborto inseguro com depoimentos dramáticos de mulheres, que contam, sem rodeios, como e por que abortaram, sem esconder rosto nem identidade.  

Aborto e feminismo serão discutidos no Curta! no mês das mulheres

Trechos do debate “Construção e Desconstrução de Gênero no Cinema Brasileiro", que aconteceu na Semana dos Realizadores de 2015, também serão exibidos em março.

A programação especial, na grade do Curta!, começou neste domingo (6) com a Revista Curta!, que apresentou matérias sobre mulheres engajadas em movimentos feministas e a força da mulher através de seus trabalhos. Entre os destaques, uma reportagem sobre a exposição da Frida Kahlo, no CCBB do Rio, e uma entrevista com Elza Soares a respeito do último CD, “A mulher do fim do mundo”, com muitas músicas que abordam o empoderamento feminino.

O “Curta! Com” conversa com a cineasta Carol Araújo, diretora do “Corpo Manifesto”, documentário que aborda questões feministas no Brasil a partir do depoimento de 16 feministas brasileiras. O filme teve sua pré-estreia no último dia 17, em São Paulo, mas ainda não entrou no circuito comercial, sendo exibido apenas em festivais.

Já o “Curta! Academia” entrevista Amana Mattos, do Degenera (Núcleo de Pesquisa e
Desconstrução de Gênero), sobre os movimentos insurgentes feministas que se expandiram e foram para as ruas em 2015, principalmente como reação contra o PL5069, proposto pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dificulta o aborto legal em caso de estupro.

Os projetos Feminicidade e Circuito Mulheres Mobilizadas também ganham destaque na programação jornalística do Curta! que vai exibir entrevistas com suas organizadoras. Ana Gualberto e Marina Frotas contam que o Feminicidade, que começou em 2015 com lambe-lambes nas ruas contando histórias de mulheres, vai se expandir com novos lambes e um grande evento no dia 12 de março, em São Paulo, com palestras, roda de debate, workshops e exibições de filmes.

Fernanda Garcia apresenta o Circuito Mulheres Mobilizadas, projeto que surgiu da necessidade de discutir os problemas que as mulheres encontram em diversos cantos da cidade. A iniciativa tem dois momentos-chave: o mapeamento das dificuldades enfrentadas pelas mulheres e o desenvolvimento de soluções e ideias de intervenções que chamem atenção para essas dificuldades.

“A equipe do Curta! selecionou algumas entrevistas com pessoas que admiramos para celebrar este mês que é dedicado ao gênero feminino nas suas mais diversas nuances. Já faz quase 50 anos que os sutiãs foram queimados em praça pública e essa luta nunca parou, está mais forte do que nunca. A programação celebra a luta dessas mulheres que buscam os direitos mais básicos das mulheres: direitos sobre corpo, direitos sobre sexualidade, direitos pela igualdade e respeito pelas diferenças”, afirma Andrea Cals, curadora e produtora do Canal Curta!

Serviço:

“Fim do Silêncio”
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. Este documentário, produzido em 2009, traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e por que fizeram aborto.
Roteiro, produção e direção: Thereza Jessouroum
Duração: 52 min.
Ano: 2008
Exibição: 18 de março