IFCE oferece 615 vagas em cursos técnicos
Inscrições começam nesta quarta-feira (09/03)e seguem até dia 25 de março, apenas pela Internet.
Publicado 08/03/2016 22:24 | Editado 04/03/2020 16:24
O Instituto Federal do Ceará segue com sua política de ampliação das oportunidades de qualificação para todos os cearenses, por meio de cursos de qualidade e gratuitos. Em nova seleção, a Instituição abriu mais 615 vagas contemplando, com cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, os campi de Fortaleza e de Sobral. As inscrições começam nesta quarta-feira (09/03) e seguem até 25 de março de 2016, apenas por meio do site.
O pedido de isenção da taxa de inscrição, por aqueles que preenchem os critérios estabelecido em edital, pode ser feito em qualquer uma das unidades participante (Fortaleza e Sobral) do processo de seleção, no período de 9 a 16 de março de 2016, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá ler com atenção todo o edital e se certificar de que atende a todos os requisitos necessários para a inscrição.
Os cursos abertas contemplam várias áreas, por exemplo: Edificações, Mecânica Industria, Telecomunicações, Instrumento Musical, Segurança do Trabalho, Panificação, Agroindústria, Eletrotécnica e Meio Ambiente. Para afastar quaisquer dúvidas quanto à modalidade de ensino, dispusemos abaixo as características de cada uma:
Cursos Técnicos Concomitantes
Podem se inscrever para esta modalidade de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de matrícula no Ensino Médio. São cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem está cursando o ensino médio tradicional e no contra turno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Este estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio.
Cursos Técnicos Integrados
Podem se inscrever para esta modalidade de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de conclusão do Ensino Fundamental. São cursos técnicos, integrados ao ensino médio tradicional, planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio.
Cursos Técnicos Subsequentes
Podem se inscrever para esta modalidade de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de conclusão do Ensino Médio. São também cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.