EUA: Primárias do Dia da Mulher fortalecem Trump e Hillary

O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton fortaleceram as possibilidades de irem ao confronto pela Casa Branca em novembro, depois de obter mais delegados que seus rivais nas primárias desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Bernie Sanders segue na luta pela nomeação de candidato a presidente pelo Partido Democrata

Ontem, o multimilionário nova-iorquino Trump, apesar dos esforços de seus três adversários na disputa e da máquina partidária para deter seu avanço, obteve vitórias expressivas no Mississipi, Michigan e no caucus do Havaí, enquanto o senador Ted Cruz conseguiu uma vitória em Idaho.

A jornada não foi tão vitoriosa para Hillary, que viu o senador de Vermont, Bernie Sanders, emergir vitorioso em Michigan, em uma contenda apertada que terminou em 50% a 48% dos votos.

Não havia nenhuma pesquisa indicando esta vitória para Bernie, mas desde o início ele estabeleceu uma ligeira vantagem que se manteve durante todo o dia e à noite na votação, apesar das previsões o situarem abaixo de Hillary por dois décimos.

Sanders ganhou quatro das últimas seis primárias na corrida pela nomeação e tudo indica que permanecerá na luta até a convenção nacional, apesar de Hillary o superar amplamente na partilha de delegados.

No estado do Mississipi, por exemplo, a candidata obteve 83% dos votos, que lhe deram 28 delegados contra só um de Sanders e sete ainda sem outorgar, segundo contagem não oficial, enquanto em Michigan o senador levaria ao menos 63, Clinton 52 e outros 15 sem definição.

Hillary manteve a vantagem de delegados eleitos, enquanto a diferença de superdelegados a seu favor é mais ampla. Segundo estimativas não oficiais, a candidata tem 1.220 delegados contra apenas 571 contrários, e um candidato precisa de 2.383 para ser o escolhido pelo Partido Democrata.

No caso dos republicanos, Trump teve outro resultado que desconcertou mais ainda seus rivais, depois de se ver submetido a um bombardeio de ataques.

Segundo pesquisa, ele foi o alvo de 76% dos ataques, e o resultado abre o caminho para eliminar as possibilidades do senador Marco Loiro nas primárias da Flórida em 15 de março, onde estarão em jogo 99 delegados.

Ao mesmo tempo, o triunfo de Cruz em Idaho reforça seu argumento de que é a única figura entre os membros do Grand Old Party que pode ser uma alternativa para derrotar o chamado "showman" republicano.

As primárias na Flórida estarão precedidas de debates, os democratas nesta quarta-feira e os republicanos na quinta-feira (10).