Ocupantes da sala da saúde mental em Brasília denunciam retaliação

No dia 15 de março completam 90 dias da ocupação da sala da coordenação da saúde mental, álcool e outras drogas do ministério da saúde em Brasília. Os ocupantes, que são profissionais da saúde, usuários do serviço e militantes pró-reforma psiquiátrica pedem a exoneração de Valencius Wurch do cargo de coordenador geral. Nesta sexta-feira(11), o movimento denunciou em nota que a água e a luz foram cortados em represália. 

ato Fora Valencius na paulista

Confira na íntegra a nota do movimento de luta antimanicomial

Nota de Repúdio ás Represálias de Valencius 
 
Na manhã de hoje (11) acordamos com grandes movimentações nos arredores da sala de Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, que estamos ocupando desde 15 de dezembro. No decorrer do dia a equipe de manutenção do prédio tentou forçar a entrada, mas inviabilizamos, resistindo. Assim, no final da manhã, foi cortada a ENERGIA e a ÁGUA da Ocupação.
 
Esse tipo de postura do senhor Valencius só explicita e confirma a perspectiva que ele tem sobre Direitos Humanos e a sua incapacidade de lidar com os movimentos sociais que há tempos vêm tocando a pauta de Saúde Mental no Brasil. Ele repete, com os ocupantes, a lógica manicomial e totalitária que conhece bem e é,  provavelmente, seu único repertório de lida e diálogo.
 
Além disso, Valencius ordenou aos seguranças que impedissem a entrada na Ocupação, inviabilizando assim, a chegada de mantimentos e medicação de usuários de Saúde Mental que se encontram na sala. Dessa forma, poderíamos ter sido levados a fazer uma greve de fome involuntária. 
 
Frente às ameaças reais a que fomos submetidos durante o dia, entramos em contato com apoiadores como, o Deputado Paulo Pimenta, que fez uma nota de apoio pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. 
 
No final da tarde, as luzes e a água voltaram a funcionar, porém não esqueceremos o teor das atitudes de represália tomadas por Valencius! Vários ocupantes passaram momentos de grave esgotamento psíquico e físico, não tendo se alimentado o dia inteiro, já que nossas panelas são elétricas. Inclusive, usuários não puderam tomar seus remédios em tempo pela falta d'água.
 
INDEPENDENTEMENTE DOS ATAQUES DE VALENCIUS, SEGUIREMOS VALENTES! NÃO DESOCUPAREMOS ATÉ QUE VALENCIUS SEJA EXONERADO.
 
Saudações antimanicomiais.