"Coxinhaço" condena atos golpistas e defende democracia

Centenas de manifestantes a favor do governo e da democracia reúnem-se no parque Farroupilha, conhecido como redenção, na região central de Porto Alegre, desde a manhã deste domingo (13). O ato, que foi apelidado de "cochinhaço", faz também uma crítica às manifestações golpistas e despolitizadas contra o PT e a presidenta Dilma Rousseff (PT)

coxinhaço

Segundo a Polícia Militar, são cerca de 600 pessoas na rua. Já a organização do ato fala em mais de mil manifestantes. Pequenas churrasqueiras assam coxas de frango, em referência aos "coxinhas" que participam dos atos. 

Os manifestantes levam cartazes que dizem "Não ao Golpe" e "A Favor da Democracia". Uma assembleia geral popular, coordenada pela Frente Brasil Popular — de movimentos sociais e sindicais — está agendada para este domingo. 

Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS e um dos organizadores da manifestação, diz que o movimento deste domingo tem cinco pautas principais, sendo que a maior delas é a defesa pela democracia. Segundo ele, os manifestantes condenamm "a forma como os setores da Justiça estão conduzindo as investigações, principalmente da Lava Jato, e as consideramos parciais e seletivas. Isso tem o objetivo de impedir o governo Dilma a continuar e inviabilizar a candidatura de Lula em 2018", afirma.