Obama prepara nomeação de juiz para corte Suprema

O presidente estadunidense, Barack Obama, pode designar nesta terça-feira (15) um candidato, aceitável para a oposição republicana, com o fim de preencher a vaga deixada na Suprema Corte  (CS) depois da morte do juiz Antonin Scalia.

Barack Obama

Entre os possíveis aspirantes – todos magistrados de tribunais federais – estão Sri Srinivasan (de 49 anos), confirmado em 2013 no Senado com uma votação de 97 a zero; Merrick B. Garland (63), e o afro-americano Paul J. Watford (48).

Srinivasan, que seria o primeiro indiano-americano a ser proposto à CS, foi aprovado por unanimidade pela Câmara alta em 2013 para servir na Corte de Apelações do Distrito de Colúmbia, onde é radicada a capital estadunidense.

Obama designaria alguém com um historial aceitável e que resulte difícil de recusar pelos republicanos, destaca nesta terça o jornal The New York Times.

Os republicanos, maioria no Senado, casa que deve aprovar o aspirante, até agora se negam a considerar qualquer nomeação do presidente, pois alegam que essa tarefa deve ser do Presidente que seja eleito nas eleições de novembro.

David Simas, assessor político de Obama, declarou ontem que a posição da liderança republicana sobre este assunto vai contra a opinião de dois terços da opinião pública estadunidense, que clama pela designação de um relevo no principal órgão de justiça.

O secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, assinalou ontem que os republicanos preveem recusar qualquer candidato que Obama nomeie, sem ter em conta quem seja.

Em declarações à rede de televisão CNN nesta segunda-feira, o presidente disse que procurava um candidato que os republicanos não possam recusar porque seria um aspirante de consenso para substituir Scalia, líder da ala conservadora do principal ente judicial estadunidense que morreu no dia 18 de fevereiro passado.