Assembleia Popular da China termina sessão aprovando plano quinquenal

A Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo da China, concluiu na manhã desta quarta-feira (16) sua sessão anual.

Assembleia Popular Nacional da China

Zhang Dejiang, presidente do Comitê Permanente da APN que presidiu a reunião de encerramento, disse que a sessão revisou e aprovou o projeto do 13º Plano Quinquenal (2016-2020) sobre o desenvolvimento econômico e social, que exige a implementação do conceito de desenvolvimento inovador, coordenado, sustentável, aberto e compartilhado.

Entre os 2.859 deputados da APN que participaram da reunião de encerramento, 2.778 legisladores votaram para o projeto do 13º Plano Quinquenal, 2.814 para o relatório de trabalho do governo, 2.600 para o relatório de trabalho do Supremo Tribunal Popular, 2.560 para o relatório de trabalho da Suprema Procuradoria Popular e 2.636 para a Lei de Caridade.

Outros documentos aprovados pelos legisladores incluíram o plano de desenvolvimento econômico anual e social, o orçamento do governo anual e o relatório de trabalho do Comitê Permanente da APN.

De acordo com os comentários de Zhang no encerramento, as assembleias populares de todos os níveis devem desempenhar um papel ativo em cumprir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos até 2020, ao praticar seus deveres.

Zhang pediu que os deputados da APN aumentem seu sentido de responsabilidade, desenvolvam contatos próximos com as pessoas, respondam imediatamente às necessidades do povo e aceitem a supervisão pública.

Os legisladores também aprovaram a demissão do membro Huang Runqiu do Comitê Permanente da APN.